Câmara Municipal prepara candidatura de Valada à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma que investimento “em Valada será factor de criação de riqueza regional e local, mas também de protecção do ecossistema do Rio Tejo. 

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada e Pedro Nobre, vereador responsável pelos pelouros de urbanismo e ambiente, reuniram no dia 8 de Agosto, com os serviços municipais que vão executar a candidatura do Município do Cartaxo à Rede de Estações de Serviço de Apoio ao Autocaravanismo, que prevê a construção, em Valada, de um Parque para Autocaravanismo.

A candidatura está integrada no projecto que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo está a preparar para apresentar à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior e será entregue a esta entidade até ao próximo dia 16 de Agosto.

No dia 30 de Julho, Pedro Magalhães Ribeiro participou na reunião de trabalho promovida pera ERT do Alentejo e Ribatejo, em Évora, na qual foram apresentados e debatidos os principais objectivos estratégicos da candidatura que a Entidade de Turismo vai apresentar à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

O autarca afirmou a “importância da zona ribeirinha do concelho do Cartaxo para a coerência e sustentabilidade do projecto” da ERT do Alentejo e Ribatejo, “com Valada a assumir um posicionamento estratégico quer pelo seu potencial na promoção do turismo náutico, quer pela posição que já assume nas rotas do Caminho de Fátima e Caminhos de Santiago”.

A presidente da Junta de Freguesia de Valada assumiu “absoluta concordância com a Câmara Municipal ao apresentar Valada como localização para o Parque de Autocaravanismo”. Margarida Abade afirma que deu “ao presidente da Câmara, a garantia de total empenho não só do executivo da Junta”, como está convicta do “empenho da população de Valada, para que esta candidatura seja um sucesso”.

O forte crescimento do autocaravanismo, quer no que respeita ao turismo nacional, quer internacional – com os estudos do sector a mostrar que a faixa etária dos utilizadores tem vindo a baixar, é cada vez mais jovem, com maior poder aquisitivo e que contribui directamente para as economias regional e local –, é uma das razões que levam os dois autarcas a considerar que “esta é uma oportunidade única para promover o investimento na freguesia de Valada e para criar uma infraestrutura capaz de promover todo o potencial turístico desta zona ribeirinha”.

Pedro Magalhães Ribeiro partilha “esta convicção com a presidente da Junta de Freguesia de Valada”, a par da certeza de que “o turismo náutico, a presença de pessoas e de empresas empenhadas na preservação do ecossistema do Rio Tejo, enquanto recurso natural, mas também económico e de criação de emprego, serão essenciais na defesa ambiental do nosso Rio Tejo”.

ERTAR candidata-se a Linha que financia até 70 por cento projectos de valorização turística

Prevendo financiamento de 70 por cento a fundo perdido para investimento total até 300 mil euros – a Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior visa apoiar o investimento em projectos e iniciativas que, por meio de actividades com relevância ou interesse para o turismo, contribuam para o desenvolvimento do interior e para a coesão económica e social do território.

Leia também...

Projecto “Ombro Amigo” quer tirar do isolamento 150 pessoas do concelho de Ourém

O projecto “Ombro Amigo”, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, quer tirar 150 pessoas da situação de isolamento no concelho de Ourém, no…

Festival de Filosofia de Abrantes regressa com desafio para pensar as problemáticas do mundo actual

As cidades de hoje, a sustentabilidade e as problemáticas do mundo actual são o mote para a sexta edição do Festival de Filosofia de…

Sardoal aumenta orçamento municipal para 13,3 ME para 2024

 A Câmara de Sardoal aprovou, com os votos favoráveis da maioria PSD e contra do PS, um orçamento municipal de 13,3 milhões de euros…

Proteção civil emite estado de alerta especial amarelo para nove distritos

O comandante nacional da Proteção Civil, André Fernandes, admitiu hoje ser expectável que ocorram níveis de precipitação idênticos aos da semana passada e anunciou…