Um enorme aquário vai mostrar às crianças e à população, a vida que cada rio encerra. Os pimpões coloridos e as carpas cintilantes, os elegantes barbos e os esturjões de longos bigodes, vão instalar-se no centro da cidade do Cartaxo, junto à Praça de Touros, para oferecer uma experiência única e inovadora de aprendizagem ao vivo, em contacto direto com o ecossistema fluvial.

A Câmara Municipal do Cartaxo vai trazer ao centro da cidade o aquário que é a peça central da plataforma pedagógica – O Fluviário Vai à Escola.  A iniciativa da autarquia vai permitir a mais de 1500 crianças e jovens, participarem gratuitamente numa experiência única de aprendizagem e sensibilização para a defesa do ambiente.

Os perigos da poluição nos rios, a importância da preservação das espécies para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais, a fauna e a flora aquáticas ou o risco de espécies invasoras, são alguns dos temas sobre os quais as crianças e jovens vão aprender de modo rigoroso, mas divertido, numa sessão pedagógica com linguagem adaptada aos diversos níveis de ensino e em workshops temáticos.

Nos dias 30 e 31 de março, as crianças do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos dos dois agrupamentos de escolas do concelho, vão ter o Fluviário reservado para si. No dia 30 de Março, quinta-feira, a Câmara Municipal do Cartaxo abre as visitas a toda a população, em duas sessões que vão decorrer das 20h30 às 21h30 e das 21h30 às 22h30, respectivamente. A participação é sempre gratuita, reservada à lotação do espaço – 140 lugares sentados.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…