Campo Seguro é um projecto da Câmara Municipal do Cartaxo que visa o aumento de segurança nas explorações agrícolas do concelho e prevê a interdição da circulação viária no período nocturno, entre as 19h00 e as 7h00, a veículos não autorizados e devidamente identificados.

Lançado em 2019, e com maior incidência nas freguesias de Valada e Vila Chã de Ourique, o projecto Campo Seguro tem, até à data, oito caminhos municipais identificados para os quais se prevê a restrição da circulação nocturna e o reforço do patrulhamento pelas Forças de Segurança, de forma a reduzir o número de furtos que anualmente se verificam nas explorações agrícolas.

Em 2018 e 2019, de modo a proceder à implementação do Projecto, a Câmara Municipal do Cartaxo realizou diversas reuniões com os agricultores do concelho, entidades e associações do sector. Apesar de todos os esforços encetados pela autarquia na divulgação do projecto junto de todos os agricultores, prestadores de serviços e moradores das áreas identificadas, até à data apenas foram entregues sete requerimentos para obtenção do dístico de veículo autorizado.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, “a fraca adesão por parte dos agricultores e demais interessados, condiciona e inviabiliza a efectivação e implementação do projecto no terreno”, considerando que todos os interessados deverão solicitar o seu dístico de acesso na Câmara Municipal ou nas respectivas juntas de freguesia, “pois só desta forma poderemos dar os passos necessários para reforçar a segurança das nossas explorações agrícolas e, com esta medida preventiva, contribuir activamente para a redução do número de furtos”, acrescenta.

Os caminhos municipais contemplados no projecto Campo Seguro podem ser consultados no site da Câmara Municipal do Cartaxo e o dístico de acesso a veículos autorizados pode ser solicitado junto da Câmara Municipal do Cartaxo e Juntas de Freguesia de Valada e Vila Chã de Ourique.

Leia também...

Hospital de Santarém refuta críticas dos enfermeiros quanto à progressão na carreira

A Administração do Hospital de Santarém refutou as críticas do Sindicato dos…

Empresa de Azambuja encerra provisoriamente devido à presença de 38 trabalhadores infectados

O presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Luís de Sousa, confirmou o…

Militar suspeito de crimes de violação detido pela PJ

Um militar, de 37 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária…

Ex-presidente da Casa do Povo da Chamusca condenada por abuso de confiança e tentativa de burla

Uma ex-presidente da Casa do Povo da Chamusca foi condenada ao pagamento…