A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai abrir portas, este ano, em Castelo de Vide. Esta obra pretende homenagear o capitão de Abril, mas desempenha também um papel importante no preservar do legado histórico de Castelo de Vide.


A Casa da Cidadania irá localizar-se no castelo e contemplou uma intervenção de recuperação do mesmo para acolher um museu onde vai ficar todo o acervo pessoal do Capitão de Abril, uma vontade que deixou expressa em testamento.

O megafone usado pelo Capitão de Abril para exigir a rendição de Marcelo Caetano, no 25 de Abril de 1974, é apenas um dos muitos objectos icónicos que vão ficar expostos.
Este projecto contempla ainda uma segunda fase, posterior à abertura do museu, que diz respeito à parte social, nomeadamente a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.

Natural de Castelo de Vide, as referências a Salgueiro Maia estão um pouco por toda a sua vila Natal. A Casa da Cidadania será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 1 de Julho, dia em que o herói da Revolução completaria 77 anos.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…