A Casa da Cidadania Salgueiro Maia vai abrir portas, este ano, em Castelo de Vide. Esta obra pretende homenagear o capitão de Abril, mas desempenha também um papel importante no preservar do legado histórico de Castelo de Vide.


A Casa da Cidadania irá localizar-se no castelo e contemplou uma intervenção de recuperação do mesmo para acolher um museu onde vai ficar todo o acervo pessoal do Capitão de Abril, uma vontade que deixou expressa em testamento.

O megafone usado pelo Capitão de Abril para exigir a rendição de Marcelo Caetano, no 25 de Abril de 1974, é apenas um dos muitos objectos icónicos que vão ficar expostos.
Este projecto contempla ainda uma segunda fase, posterior à abertura do museu, que diz respeito à parte social, nomeadamente a instalação de uma cafetaria, uma loja, uma zona de arrumos e a criação de condições de acesso ao interior do Castelo para as pessoas com modalidade reduzida.

Natural de Castelo de Vide, as referências a Salgueiro Maia estão um pouco por toda a sua vila Natal. A Casa da Cidadania será inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 1 de Julho, dia em que o herói da Revolução completaria 77 anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também...

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.

“Inspiro-me muito nas minhas vivências e nas raízes em Alpiarça“

Joana Almeirante é natural do concelho de Santa Maria da Feira, mas…