A Casa do Brasil, em Santarém, vai inaugurar no próximo dia 29 de Novembro, às 16 horas, a exposição ‘No Desafio do Silenciar dos Fios’, dedicada ao trabalho da artista brasileira Cláudia Lima, reconhecida pela “relevância do seu percurso no campo da arte têxtil contemporânea”, anunciou hoje, o município de Santarém em comunicado.
A exposição, que estará patente até ao dia 14 de Fevereiro de 2026, reúne tapeçarias, esculturas têxteis e obras em que a artista “explora a relação entre a forma, a cor e a matéria”, combinando “rigor geométrico e forte sensibilidade orgânica”, explica.
A exposição ‘No Desafio do Silenciar os Fios” poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Natural do Rio de Janeiro, Cláudia Lima iniciou-se nas artes aos sete anos, na Escola de Arte Infantil do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), sob orientação de Ivan Serpa (1923-1973), pioneiro do neoconcretismo. Construiu desde cedo um percurso marcado por prémios, participações internacionais e uma carreira contínua em pintura, têxteis e tapeçaria.
Radicada em Lisboa desde 1980, estudou no Centro de Arte & Comunicação Visual (Ar.Co) e na Escola Nacional de Arte Decorativa de Aubusson, colaborando com instituições como o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino e a Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.
Representada em coleções nacionais e estrangeiras, tem exposto em cidades como Berlim, Londres, Estocolmo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, São Paulo, Brasília, Portalegre e Lisboa.

