Foto – Município de Santarém

A Casa do Brasil vai receber a 6 de Maio, às 16 horas, uma palestra sobre colecionismo das elites intelectuais no tempo de Braamcamp Freire.

A Casa do Brasil, em Santarém, vai ser palco de uma palestra sobre colecionismo das elites intelectuais no tempo de Braamcamp Freire no dia 6 de Maior, pelas 16 horas. A iniciativa decorre no âmbito da exposição que se encontra patente no local e também na Biblioteca Municipal sobre Anselmo “Braamcamp Freire – O génio poliédrico”.

Raquel Henriques da Silva, historiadora, vai marcar presença no evento e falar sobre o gosto pela arte e pelo colecionismo nas elites intelectuais de oitocentos. A historiadora já publicou livros, catálogos e artigos científicos sobre temas como os domínios da História de Lisboa, urbanismo e arquitetura nos séculos XIX-XX, artes plásticas ou museologia.

As próximas sessões dos meses de Junho e Julho, vão contar com a presença de Jorge Custódio, que vai abordar temas relacionados com estruturas de estudo e defesa património na 1ª República, e de Fernando Rosas que apresenta uma comunicação sobre a queda da Monarquia e emergência da República.

A exposição Anselmo “Braamcamp Freire – O génio poliédrico” está patente até dia 3 de Agosto em dois locais do distrito de Santarém. A mostra pode ser vista de terça-feira a sábado, entre as 09h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30 na Casa do Brasil e de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 18h00 na Biblioteca Municipal.

Leia também...

Barquinha – IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

Amanha, dia 28 de Outubro, decorrerá no Auditório Municipal da Barquinha o IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, numa iniciativa do Fórum Ribatejo…

Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão assinala oito anos de vida

Jaime Ricardo Gouveia, ao centro, recebeu prémio patrocinado pela família de Mário Dias O Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) assinalou oficialmente o…

“Mãe” é o novo disco da fadista ribatejana Cristina Branco

A fadista ribatejana Cristina Branco chamou “Mãe” ao seu novo registo. Trata-se do seu 18º álbum, e é uma homenagem ao Fado Tradicional. “Ser…

Mariza actua nas comemorações do 107º aniversário de Alcanena

A cantora Mariza actua no próximo sábado, às 21:00, em Alcanena, no âmbito das celebrações do 107.º aniversário da criação deste concelho ribatejano. Mariza…