O Salão Nobre da Casa do Campino recebeu, na quarta-feira, dia 29 de Maio, pelas 17 horas, o Evento Multiplicador “Educar na Sexualidade: Avanço da Saúde Europeia (EdSex)”, organizado pela Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), do Politécnico de Santarém, com o apoio do Município de Santarém.

Este evento está integrado no projecto EdSeX e inclui conferências e debates sobre o tema. A sessão de abertura contou com a participação de João Teixeira Leite, Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), de Hélder Pereira, Vice-presidente do Politécnico de Santarém, e de Hélia Dias, Diretora da ESSS.

João Teixeira Leite começou por saudar os participantes, afirmando a importância da iniciativa “para o nosso território e para a nossa comunidade. É de salutar a importância da Escola Superior de Saúde de Santarém (ESSS), que completou 51 anos. Celebrámos esta data importante, com projetos importantes, com criação de instalações e de mais respostas à Comunidade”. Lembrando “sempre que a ESSS e o Politécnico de Santarém lançam desafios ao Município, dizemos presente. Sempre que entenderem e precisarem, nós vamos estar presentes e de braços abertos para estar ao vosso lado, em projetos como este, de impacto internacional”.

Pelas 17h25 teve lugar a Apresentação do Projeto EdSex, por Hélia Dias, Coordenadora do Projeto EdSex (Erasmus+).

Seguiu-se, pelas 17h35, a apresentação dos resultados do Projecto EdSex, com moderação de Gustavo Duarte, Membro da APAV, com o debate do tema “O Consentimento na Vivência do Sexualidade – Promoção do Saúde Sexual e Reprodutivo & Cultura”, pela equipa do Projeto EdSex” com Açucena Guerra, Conceição Santiago, Sara Palma e Teresa Carreira, Professoras da ESSS.

Pelas 18 horas, teve lugar o debate sobre a “Acessibilidade aos Cuidados de Saúde na Comunidade”, moderado por Alcinda Reis, Subdiretora da ESSS, que contou com as intervenções de Maria Elisabete Filipe, Chefe da Divisão de Ação Social e Saúde da CMS, de Manuela Vieira, Enfermeira Coordenadora da UCC de Santarém, e de Tetyana Tarnavska, Coordenadora do Centro Vesselka na Associação Ucranianos em Portugal.

O Evento Multiplicador EdSex terminou com o debate dos temas apresentados e com o esclarecimento de perguntas dos participantes.

Leia também...

Parlamento renova até meio de Setembro obrigação de usar máscara na rua

O parlamento aprovou o projecto-lei do PS que renova por mais 90…

Campanha de sensibilização do cancro da mama marcada por retrocesso no diagnóstico

Os hospitais portugueses receberam, em 2020, mais doentes com cancro de mama…

Utentes de Vila Franca de Xira protestam contra fecho de urgências de pediatria

Utentes de Vila Franca de Xira vão protestar neste sábado contra o…
Foto de arquivo

Utentes do Médio Tejo pedem “medidas extraordinárias e imediatas” para contratação de médicos

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) defendeu “medidas…