A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça está a assinalar as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de actividades que pretendem “sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património”.

As jornadas arrancam hoje, 25 de Setembro, com visitas guiadas gratuitas ao museu até às 17:00. Amanhã, pelas 10:15, está programada uma visita temática: ‘Educação pela Arte: O Quotidiano Musical da Família Relvas’.

A actividade é orientada por Luzia Rocha, Investigadora do CESEM e Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Nuno Prates, Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e Investigador do CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Está ainda patente, na Galeria de Exposições, a mostra de Pintura de Vitalina Castelo Branco e Graciete Oliveira. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.

Em 2020 as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema: Património e Educação e terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro.

Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros. 

Leia também...

Um morto em colisão entre motociclo e bicicleta em Vila Nova da Barquinha

Uma colisão entre um motociclo e uma bicicleta provocou na noite desta sexta-feira, 22 de Fevereiro, um morto na Estrada Nacional 110, em Atalaia,…

Frio veio para ficar e são esperadas temperaturas mínimas negativas no distrito de Santarém

Vários concelhos do distrito de Santarém vão apresentar valores de temperaturas mínimas negativas até à próxima quarta-feira, 8 de Janeiro, segundo o Instituto Português do…

CIMLT “apreensiva” e “desapontada” com Plano Nacional de Investimentos

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está “apreensiva” e “desapontada” com a ausência de investimentos para a região no Plano Nacional de…

260 militares no terreno até sexta-feira para vigiar e prevenir fogos florestais

O Exército e a Marinha vão reforçar os contingentes no terreno, totalizando 260 militares, entre quarta e sexta-feira para vigiar e prevenir fogos florestais…