A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça está a assinalar as Jornadas Europeias do Património com um conjunto de actividades que pretendem “sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património”.
As jornadas arrancam hoje, 25 de Setembro, com visitas guiadas gratuitas ao museu até às 17:00. Amanhã, pelas 10:15, está programada uma visita temática: ‘Educação pela Arte: O Quotidiano Musical da Família Relvas’.
A actividade é orientada por Luzia Rocha, Investigadora do CESEM e Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Nuno Prates, Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e Investigador do CESEM – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Está ainda patente, na Galeria de Exposições, a mostra de Pintura de Vitalina Castelo Branco e Graciete Oliveira. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção do Património.
Em 2020 as Jornadas Europeias do Património são subordinadas ao tema: Património e Educação e terão lugar nos dias 25, 26 e 27 de Setembro.
Pretende-se com este tema sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.