A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugurou esta semana a exposição “A Arte do Sagrado na Casa dos Patudos”, uma mostra temporária que reúne um conjunto de peças únicas de arte sacra pertencentes à colecção pessoal de José Relvas. A exposição ficará patente na Galeria de Exposições do museu até 20 de Abril de 2025.

A iniciativa visa dar a conhecer um património até agora reservado, com peças de grande valor artístico e histórico. Entre os elementos em exposição encontram-se paramentaria, escultura, pintura e literatura, que refletem a influência do sagrado na produção artística e no legado cultural de um dos maiores coleccionadores de arte em Portugal.

De acordo com a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, esta mostra representa uma oportunidade única para o público conhecer peças que permaneceram na reserva do museu e que agora são apresentadas ao público.

A exposição permite revisitar a dimensão artística e religiosa do acervo da Casa dos Patudos, destacando a importância da arte sacra no contexto da História da Arte e na preservação do património cultural nacional.

O museu convida todos os interessados a descobrirem este tesouro artístico “escondido”, numa viagem pelo legado artístico e religioso que marcou a colecção de José Relvas.

Leia também...

Ex-aluno da Agrária de Santarém sagra-se Campeão Nacional de Saltos

João Marquilhas, conquistou pela segunda vez o título de Campeão Nacional de…

Inaugurado Núcleo Histórico da Família Montez em Alcanede  

Alcanede recebeu no dia 1 de Abril, na Sala multiusos do Parque…

Associação de Defesa do Património de Torres Novas promove encontro de solstício

A Associação de Defesa do Património de Torres Novas (ADPTN) vai promover…
Foto de Arquivo

Câmara de Santarém rejeita proposta do Chega para a celebração do 25 de Novembro

O executivo da Câmara de Santarém rejeitou, na segunda-feira, dia 15 Novembro,…