A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugurou esta semana a exposição “A Arte do Sagrado na Casa dos Patudos”, uma mostra temporária que reúne um conjunto de peças únicas de arte sacra pertencentes à colecção pessoal de José Relvas. A exposição ficará patente na Galeria de Exposições do museu até 20 de Abril de 2025.

A iniciativa visa dar a conhecer um património até agora reservado, com peças de grande valor artístico e histórico. Entre os elementos em exposição encontram-se paramentaria, escultura, pintura e literatura, que refletem a influência do sagrado na produção artística e no legado cultural de um dos maiores coleccionadores de arte em Portugal.

De acordo com a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, esta mostra representa uma oportunidade única para o público conhecer peças que permaneceram na reserva do museu e que agora são apresentadas ao público.

A exposição permite revisitar a dimensão artística e religiosa do acervo da Casa dos Patudos, destacando a importância da arte sacra no contexto da História da Arte e na preservação do património cultural nacional.

O museu convida todos os interessados a descobrirem este tesouro artístico “escondido”, numa viagem pelo legado artístico e religioso que marcou a colecção de José Relvas.

Leia também...

Cultura A 4 Tons: Tributo a Michael Bublé

A Câmara Municipal de Alpiarça anunciou hoje um tributo especial a Michael Bublé, na Praça José Rodrigues Faustino Pinhão. O evento irá decorrer com…

Transportes rodoviários com mais descontos na Lezíria do Tejo a partir de hoje

O desconto de 50% nos passes mensais dos autocarros na área da Lezíria do Tejo entra hoje em vigor, informou a Comunidade Intermunicipal. O…

Retomada circulação de comboios na Linha do Norte

A circulação ferroviária foi retomada pelas 10h00 entre o Entroncamento e Santarém, na Linha do Norte, mas os comboios circulam a uma velocidade mais…

Um morto e três feridos graves, dois deles crianças, em acidente junto ao Cartaxo

Uma pessoa morreu e três estão em estado crítico, duas delas crianças, em resultado da colisão de três viaturas ligeiras ocorrida hoje na Estrada…