A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugurou esta semana a exposição “A Arte do Sagrado na Casa dos Patudos”, uma mostra temporária que reúne um conjunto de peças únicas de arte sacra pertencentes à colecção pessoal de José Relvas. A exposição ficará patente na Galeria de Exposições do museu até 20 de Abril de 2025.

A iniciativa visa dar a conhecer um património até agora reservado, com peças de grande valor artístico e histórico. Entre os elementos em exposição encontram-se paramentaria, escultura, pintura e literatura, que refletem a influência do sagrado na produção artística e no legado cultural de um dos maiores coleccionadores de arte em Portugal.

De acordo com a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, esta mostra representa uma oportunidade única para o público conhecer peças que permaneceram na reserva do museu e que agora são apresentadas ao público.

A exposição permite revisitar a dimensão artística e religiosa do acervo da Casa dos Patudos, destacando a importância da arte sacra no contexto da História da Arte e na preservação do património cultural nacional.

O museu convida todos os interessados a descobrirem este tesouro artístico “escondido”, numa viagem pelo legado artístico e religioso que marcou a colecção de José Relvas.

Leia também...

Bares e discotecas podem reabrir a partir de 1 de Outubro

Portugal passa a situação de alerta a partir de 1 de Outubro.
Foto de Arquivo

Homem morre em despiste na Zona Industrial de Rio Maior

Um morto é o resultado de um despiste de uma viatura ligeira…

Câmara de Santarém disponibiliza linhas de apoio social

O Município de Santarém voltou a disponibilizar diversas linhas de apoio social…

Mais de 100 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio rural

Mais de uma centena de concelhos sobretudo das regiões Norte e Centro…