A Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça inaugurou esta semana a exposição “A Arte do Sagrado na Casa dos Patudos”, uma mostra temporária que reúne um conjunto de peças únicas de arte sacra pertencentes à colecção pessoal de José Relvas. A exposição ficará patente na Galeria de Exposições do museu até 20 de Abril de 2025.

A iniciativa visa dar a conhecer um património até agora reservado, com peças de grande valor artístico e histórico. Entre os elementos em exposição encontram-se paramentaria, escultura, pintura e literatura, que refletem a influência do sagrado na produção artística e no legado cultural de um dos maiores coleccionadores de arte em Portugal.

De acordo com a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, esta mostra representa uma oportunidade única para o público conhecer peças que permaneceram na reserva do museu e que agora são apresentadas ao público.

A exposição permite revisitar a dimensão artística e religiosa do acervo da Casa dos Patudos, destacando a importância da arte sacra no contexto da História da Arte e na preservação do património cultural nacional.

O museu convida todos os interessados a descobrirem este tesouro artístico “escondido”, numa viagem pelo legado artístico e religioso que marcou a colecção de José Relvas.

Leia também...

Projecto “Sorrisos entre Letras” celebra 5º aniversário

No próximo dia 7 de dezembro, a partir das 14H00, o Cineteatro Municipal de Constância será palco da celebração do 5º aniversário do projecto…

Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira celebra 73º aniversário

O Grupo dos Amigos da Vila da Marmeleira comemorou no domingo, dia 15 de Outubro, o seu do 73.º Aniversário, com a realização do…

Proteção Civil proíbe queimas e queimadas

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) proibiu hoje a realização de queimas e queimadas a partir das 00h00 de domingo e…

Mestre José Silva Matos homenageado em Rio Maior

A Associação Judo Santarém – AJDS e a Casa do Povo de Rio Maior organizaram, no último fim de semana na cidade de Rio…