O amor e a solidariedade estiveram lado a lado, sábado, 18 de Outubro, em Fontainhas, Santarém, com a celebração do casamento de Marco e Laura, um evento que emocionou a comunidade, numa organização conjunta do Centro Cultural e Recreativo de Fontainhas e Grainho e do Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, que teve como propósito apoiar o casal.
A cerimónia reuniu familiares, amigos e membros da comunidade local num ambiente de alegria e partilha.
Mais do que um simples enlace matrimonial, esta cerimónia foi um gesto de solidariedade. Marco, oriundo de Fontaínhas e Laura, de Abrantes, estão juntos desde 2007 e estariam longe de imaginar o que lhes iria acontecer. Ao deslocarem-se com o Rancho do Bairro a Casais Revelhos (Abrantes), terra natal de Laura, foram alvo de uma brincadeira, no sentido de Marco pedir à sogra a mão de Laura em casamento. Todo o grupo se envolveu animadamente e até já estavam escolhidos os padrinhos e os cozinheiros da boda. Na viagem de regresso até já havia um anel de noivado improvisado.
A brincadeira foi levada a sério pelo casal, que decidiu mesmo casar, tendo o casamento civil acontecido na passada sexta-feira, dia 17, na Conservatória do Registo Civil de Santarém.
Simples e humildes não pretendiam fazer festa. Escolheram a data por coincidir com o aniversário de Marco. Contudo, viram um grupo de amigos de ambas as associações, incluindo os escolhidos na dita brincadeira, envolverem-se activamente para que este dia fosse inesquecível. E conseguiram-no.
Uma colectividade pode ser família
Marco e Laura integram actualmente os órgãos sociais do Centro Cultural e com a sua maneira de ser e trabalho demonstrado, desempenham um papel activo na vida da associação.
O casal já havia sido ajudado em 2022, devido ao infortúnio de lhes ter ardido parte da casa de habitação, por causa de um curto-circuito no frigorifico. Na altura, um almoço solidário ajudou a minimizar um pouco a tragédia que os assolara.
Desta vez, o carácter da iniciativa e o objectivo de lhes proporcionar um dia diferente fez com que muitos se quisessem associar.
Assim, com o apoio de voluntários e parceiros locais, o evento contou com decoração, música e serviços oferecidos por todos os convidados, e pessoas da comunidade local que quiseram colaborar com a iniciativa. O resultado foi uma celebração marcada pela emoção, generosidade, amizade e espírito comunitário.
De Ementa foi possível “provar” como Entrada – “Pão de Encontro” (partilhado com carinho, para lembrar que toda a história começa com a coragem de dizer “Sim”) e “Salada de Afectos” (folhas frescas de amizade, temperadas com risadas e pitadas de cumplicidade); como Prato Principal – “Amor em Lenta Cozedura” (preparado com paciência, respeito e sonhos misturados, cozido em lume brando) e “Amizade recheada de Confiança” (envolta em laços sinceros, servida com gestos simples e palavras que abraçam); como Sobremesa – “Doce da Eternidade” (camadas de promessas e ternura, cobertas com glacê de esperança) e “Café da Alegria” (servido para brindar à vida, aos amigos e ao amor que se renova a cada dia); como Brinde Final foi servido “Licor de Gratidão” (que o sabor deste momento permaneça no coração de todos que partilharam com os noivos este dia inesquecível).
A iniciativa tomou ainda uma proporção de maior significado, quando foi comunicado a todos os presentes que o valor angariado servirá, também, para ajudar o casal a acabar de reabilitar a casa ardida.
A organização, para além de todo o empenho demonstrado, salientou que esta também é a missão do espírito associativo e da vivência em comunidade, unir as pessoas e fazê-las fazer parte de algo, trabalhando em prol de um objectivo comum.
Localidades tão pequenas como Fontainhas e Grainho só assim se conseguem manter vivas, e este momento foi, sem dúvida, um exemplo, ninguém ficou indiferente a toda a envolvência e carinho demonstrados.
O Casamento Solidário de Marco e Laura ficará na memória de Fontainhas não apenas como uma bela celebração de amor, mas também como um acto de generosidade que uniu toda a comunidade, inesquecível para todos os que nele participaram.

