O balanço efectuado na primeira reunião do ano 2021 da Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar, revela um aumento significativo de casos positivos à Covid-19.

Segundo a Comissão Municipal, desde a última reunião realizada a 21 de Dezembro, registam-se mais 171 novos casos de infecção no concelho de Tomar que, de acordo com a Delegada de Saúde, poderão ser, já, reflexos das festividades de Natal e Ano Novo.

“Foram detectados casos de infecção no Lar de S. Mateus (Junceira) e também na creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Em ambas as situações a Autoridade de Saúde de Âmbito Local está a fazer o devido acompanhamento. No que diz respeito ao surto detectado num “lar” em Asseiceira, a situação está controlada não existindo actualmente nenhum caso positivo”, refere uma nota do organismo.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar destaca o arranque da vacinação no combate ao novo vírus SARS-COV-2, que no Centro Hospitalar do Médio Tejo se iniciou a 29 de Dezembro, com grande adesão por parte dos profissionais de saúde, e ainda a vacinação em lares de idosos que se iniciou hoje, em Mação, o concelho com mais casos de infecção pelo novo coronavírus registados por 100 mil habitantes, no Médio Tejo, que compreende 13 concelhos, segue-se Torres Novas.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Tomar faz o acompanhamento activo das situações epidemiológicas na comunidade em geral bem como em instituições, como é o caso de escolas e lares e coordena a resposta municipal em situações relacionadas com a pandemia, nomeadamente, em caso de necessidade de mobilizar e activar meios e recursos existentes. Neste âmbito, entre outros apoios, continuam a decorrer intervenções preventivas no combate à pandemia através de acções de descontaminação de espaços, tanto públicos como privados, operações realizadas por equipas dos Bombeiros Municipais de Tomar, com formação especializada, com recurso a equipamentos apropriados (EPI) e que seguem os protocolos estabelecidos para missões deste carácter.

De acordo com os dados enviados pela USPMT – Unidade de Saúde Pública do ACES Médio Tejo, no concelho de Tomar, entre 21 de dezembro de 2020 e 3 de Janeiro de 2021, registaram-se 171 novos casos de infecção encontrando-se 152 indivíduos em vigilância activa. 758 pessoas testaram positivo à Covid-19, tendo recuperado da infecção 592.

Portugal contabiliza hoje mais 78 mortes relacionadas com a covid-19 e 4.369 novos casos de infecção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 3.171 pessoas, mais 127 do que no domingo, das quais 510 em cuidados intensivos, ou seja, mais dez

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 7.186 mortes e 431.623 casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje activos 80.008, mais 2.407 do que no domingo.

Leia também...

Utentes dizem ser “lamentável” que obras no hospital de Abrantes não avancem por falta de uma assinatura

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) considerou hoje “lamentável” que as obras de requalificação da Urgência do hospital de Abrantes,…

Urgência de obstetrícia e bloco de partos do Hospital de Abrantes encerram até segunda-feira

A urgência de ginecologia-obstetrícia e o bloco de partos do Hospital de Abrantes vão estar encerrados das 00:00 de quinta-feira às 09:00 de segunda-feira,…

Extensão de saúde abre em Montalvo 12 anos depois de muitas reivindicações

 Os mais de mil habitantes da freguesia de Montalvo, no concelho de Constância, que estão sem médico de família e serviço de enfermagem desde…

Município de Abrantes apoia Cruz Vermelha para aquisição de viatura de transporte de doentes

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade, na reunião de 31 de Outubro, um apoio ao núcleo de Abrantes da Cruz Vermelha Portuguesa,…