A Catedral de Santarém vai receber dois Concertos Liberdade no âmbito do Festival de Órgão de Santarém, que este ano decorre entre 14 e 30 de novembro.

Para sábado, 22 de novembro, a partir das 21h30, a Catedral de Santarém será palco de uma estreia nacional com o CONCERTO LIBERDADE I – TE DEUM, assinalando os 700 anos da morte de D. Dinis – Rei Trovador. O programa inclui música de órgão histórico, tocado pelo organista in.FÓS, António José Pedrosa, acompanhado pelos  Moços do Coro – Ensemble Vocal , com direção musical de Nuno Miguel de Almeida, antes realiza-se uma mesa redonda sobre esta obra, pelas 18h30, no Museu Diocesano de Santarém.

Na noite de 29 de novembro, sábado, pelas 21h30, a Catedral de Santarém recebe o CONCERTO LIBERDADE II – PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR, também com o organista residente in.FÓS, António José Pedrosa. Esta iniciativa junta a música de órgão histórico com momentos de dança contemporânea, com a Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, com direção de cena de Encarnação Noronha e de Mafalda Murta, acompanhados pela presença de estátuas humanas trazidas pela Quideia Animações, com direção de Katarina Ferreira e Luís Almeida.

A realização da 7.ª edição do Festival de Órgão de Santarém – FÓS é promovida pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo como protagonistas seis órgãos históricos existentes em templos religiosos da cidade, mas não se resume a este instrumento. O evento inclui ainda um conjunto de experiências artísticas onde se que cruzam o órgão com o saxofone, acordeão, canto coral, dança, poesia e outras formas de expressão cultural.

 

 

 

Leia também...

Constância assinala Dia Internacional dos Museus e os 25 Anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas

Com início hoje, dia 15, e até dia 19 de Maio, a dinamização de actividades comemorativas do Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que…

Festival do Torricado em Vale do Paraíso

Entre quinta-feira e domingo a localidade de Vale do Paraíso, no concelho de Azambuja, vai acolher mais um festival do Torricado, uma iniciativa desenvolvida…

Exposição “José Vassalo. Um mausoléu singular” na Praça do Peixe em Torres Novas

A Praça do Peixe em Torres Novas recebe, de 26 de Março a 26 de Junho, a exposição “José Vassalo. Um mausoléu singular”, numa iniciativa…

MÚSICA: “Viviane canta Piaf” no Teatro Virgínia em Torres Novas

No dia 13 de Outubro, sábado, pelas 21h30, Viviane sobe ao palco do Teatro Virgínia, em Torres Novas, para apresentar o seu espectáculo “Viviane…