A Catedral de Santarém vai receber dois Concertos Liberdade no âmbito do Festival de Órgão de Santarém, que este ano decorre entre 14 e 30 de novembro.
Para sábado, 22 de novembro, a partir das 21h30, a Catedral de Santarém será palco de uma estreia nacional com o CONCERTO LIBERDADE I – TE DEUM, assinalando os 700 anos da morte de D. Dinis – Rei Trovador. O programa inclui música de órgão histórico, tocado pelo organista in.FÓS, António José Pedrosa, acompanhado pelos Moços do Coro – Ensemble Vocal , com direção musical de Nuno Miguel de Almeida, antes realiza-se uma mesa redonda sobre esta obra, pelas 18h30, no Museu Diocesano de Santarém.
Na noite de 29 de novembro, sábado, pelas 21h30, a Catedral de Santarém recebe o CONCERTO LIBERDADE II – PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR, também com o organista residente in.FÓS, António José Pedrosa. Esta iniciativa junta a música de órgão histórico com momentos de dança contemporânea, com a Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, com direção de cena de Encarnação Noronha e de Mafalda Murta, acompanhados pela presença de estátuas humanas trazidas pela Quideia Animações, com direção de Katarina Ferreira e Luís Almeida.
A realização da 7.ª edição do Festival de Órgão de Santarém – FÓS é promovida pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo como protagonistas seis órgãos históricos existentes em templos religiosos da cidade, mas não se resume a este instrumento. O evento inclui ainda um conjunto de experiências artísticas onde se que cruzam o órgão com o saxofone, acordeão, canto coral, dança, poesia e outras formas de expressão cultural.
