A Catedral de Santarém vai receber dois Concertos Liberdade no âmbito do Festival de Órgão de Santarém, que este ano decorre entre 14 e 30 de novembro.

Para sábado, 22 de novembro, a partir das 21h30, a Catedral de Santarém será palco de uma estreia nacional com o CONCERTO LIBERDADE I – TE DEUM, assinalando os 700 anos da morte de D. Dinis – Rei Trovador. O programa inclui música de órgão histórico, tocado pelo organista in.FÓS, António José Pedrosa, acompanhado pelos  Moços do Coro – Ensemble Vocal , com direção musical de Nuno Miguel de Almeida, antes realiza-se uma mesa redonda sobre esta obra, pelas 18h30, no Museu Diocesano de Santarém.

Na noite de 29 de novembro, sábado, pelas 21h30, a Catedral de Santarém recebe o CONCERTO LIBERDADE II – PERFORMANCE MULTIDISCIPLINAR, também com o organista residente in.FÓS, António José Pedrosa. Esta iniciativa junta a música de órgão histórico com momentos de dança contemporânea, com a Academia de Dança do Círculo Cultural Scalabitano, com direção de cena de Encarnação Noronha e de Mafalda Murta, acompanhados pela presença de estátuas humanas trazidas pela Quideia Animações, com direção de Katarina Ferreira e Luís Almeida.

A realização da 7.ª edição do Festival de Órgão de Santarém – FÓS é promovida pela Câmara Municipal de Santarém, em parceria com a Diocese de Santarém e com a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, tendo como protagonistas seis órgãos históricos existentes em templos religiosos da cidade, mas não se resume a este instrumento. O evento inclui ainda um conjunto de experiências artísticas onde se que cruzam o órgão com o saxofone, acordeão, canto coral, dança, poesia e outras formas de expressão cultural.

 

 

 

Leia também...

Colectivo chileno pede a cartaxenses para fazerem perguntas à cidade e ao Governo

O colectivo chileno Mil m2 anda, desde terça-feira, em vários espaços públicos do Cartaxo a pedir aos cartaxenses para fazerem perguntas à sua cidade…

Festival Ibérico de Teatro Amador de 11 a 13 de Outubro

Cerca de 50 actores, técnicos de guarda-roupa, caracterização e dirigentes de grupos de teatro amador de Portugal e Espanha vão estar em Abrantes de…

Teatro Virgínia recebe Musíada V

O Choral Phydellius traz ao palco do Teatro Virgínia, no próximo dia 8 de Junho, a partir das 21h30, a quinta edição do Musíada.…

Inauguração da Exposição de Pintura de João Lança na Galeria Municipal do Entroncamento

Foi inaugurada no passado sábado, dia 19 de outubro, a Exposição de Pintura “Num Mundo de Diferenças Somos Todos Iguais” da autoria de João…