O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém informa a população que o rio Tejo está a registar oscilações significativas de corrente e de caudais, resultantes de uma intervenção em curso na Barragem do Fratel. Esta operação, que se prolongará até outubro deste ano, tem como principal objetivo criar condições favoráveis à manutenção e recuperação da biodiversidade a montante da albufeira.

Para a concretização desta intervenção, é necessário proceder a descargas de água com algum volume durante o período noturno. Estas descargas provocam variações acentuadas no caudal do rio, que se tornam visíveis na zona de Santarém cerca de 12 horas após a sua realização. Como tal, é expectável que, diariamente, se observe uma grande quantidade de água no leito do Tejo, mesmo em períodos em que tal não seria habitual.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Santarém está a acompanhar de perto esta situação e alerta a população para os riscos associados às oscilações repentinas do caudal. Estas variações podem representar um perigo para a segurança de pessoas que se encontrem junto ao rio, especialmente no âmbito de atividades lúdicas, desportivas, piscatórias ou outras.

A Proteção Civil recomenda, por isso, máxima precaução e respeito por todas as indicações de segurança emitidas pelas autoridades competentes.

Informam ainda que sempre que se justifique, será difundida informação relevante à população.

Leia também...

Suspeito de tráfico de droga detido em flagrante pela GNR

Em Alpiarça.

Ponte da Lezíria sem portagem enquanto decorrem obras de manutenção

A ponte da Lezíria, na A10, que liga o Carregado a Benavente,…

Caminho Português de Santiago na região Centro certificado pelo Governo

O Caminho Português de Santiago Central — Região Centro, um itinerário com…

Autarquia de Santarém investiu cerca de 2 ME no combate à pandemia

As autarquias locais do continente pagaram 166,1 milhões de euros em despesas…