No sábado, dia 25 de março, as adegas dos produtores de Alcanhões abriram as portas para receber centenas de participantes na Rota das Adegas para provarem o vinho “in loco”, numa iniciativa inserida na Festa do Vinho e da Vila de Alcanhões que decorreu no passado fim-de-semana nesta freguesia do Concelho de Santarém.
A visita às adegas foi antecedida pela habitual receção na Junta de Freguesia de Alcanhões, onde Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, deu os parabéns ao Executivo por “manter e enaltecer esta tradição tão genuína e própria desta freguesia, dar a conhecer o vinho, mas também as outras iguarias de produção local, tais como a uva de mesa, os frutos secos, o azeite e o mel”, referindo que “é necessário continuar a apoiar as freguesias para que continuem a manter as suas tradições e cultura com a perspetiva de no ano seguinte serem sempre melhor”.
Pedro Mena Esteves, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanhões, disse que “esta edição da Festa do Vinho e da Vila teve uma dimensão muito maior, com muita aderência, com cerca de 800 visitantes só na Rota das Adegas” e referiu que “esta Festa marca o início das Comemorações do Centenário da Vila”.
O percurso pelas seis adegas permite aos produtores darem a conhecer o seu vinho, valorizando o seu produto e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas do mesmo.
A Rota das Adegas, sempre animada pelos vários grupos de tocadores, terminou na Casa das Coletividades onde foram entregues os prémios para os três melhores vinhos branco e tinto analisados por um painel de enólogos que provou e avaliou os vinhos dos sete produtores que foram a concurso. Na categoria de vinhos brancos, o vencedor foi Pedro Rocha, ficando Marco Durão e Quinta da Ronca em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Nos vinhos tintos, José Correia ficou em primeiro, Marco Durão em segundo e António Graça (Chambeta) em terceiro.