Jaime Carvalho, um dos mais conhecidos empresários do ramo automóvel de Santarém, faleceu esta noite na sua residência, aos 86 anos de idade, vítima de doença.

Jaime Carvalho construiu, de raiz, um dos concessionários mais reputados da região assente, sobretudo, nos princípios da qualidade dos serviços que presta, gama de produtos que representa e a forma como cuida dos seus clientes, ao longo de gerações. São estes os pilares do negócio e a principal motivação da empresa, que iniciou actividade em 1971.

O ‘Correio do Ribatejo’, nas comemorações do 130.º aniversário, a 9 de Abril de 2021, decidiu homenageá-lo por mais de seis décadas de experiência no ramo automóvel.

“Eu represento um grão de areia comparado com a grandiosa História escrita pelo Jornal”, disse-nos na altura.

Humilde por natureza, Homem avesso a honrarias e que gostava de aprender, “todos os dias”, interessava-se pelo que o rodeava e permanecia sempre atento à actualidade.

Jaime Carvalho sempre norteou a sua vida pelo princípio da integridade. Assumidamente de esquerda, foi vereador da CDU na Câmara de Santarém e pertenceu também à Assembleia de Freguesia de São Nicolau.

António Jaime Carvalho nasceu na Marmeleira, concelho de Rio Maior, a 11 de Maio de 1938. Com apenas uma semana de vida, veio para Santarém e, desde, então, é nesta cidade que construiu todas as suas vivências, memórias e fez o seu percurso como empresário de sucesso.

Olhando para trás, para a ‘fita do tempo’ da sua vida, em entrevistas concedidas ao Correio do Ribatejo, Jaime Carvalho gostava de lembrar os anos de estudante, quando esteve quase chumbado por faltas no liceu e o pai, caixeiro-viajante, o obrigou a trabalhar.

“O meu pai, como eu não segui aquilo que ele pensava que eu devia seguir, por uma questão de características minhas, deu-me uma escolha. E eu também fui claro com ele ao dizer-lhe: ‘não pense que vai ter aqui um doutor porque não vai ter’”, recordou ao nosso jornal em 2021.

Durante perto de duas décadas, integrou a Oliveira Lda., concessionário da Ford em Santarém, onde começou pelo escritório e contabilidade e chegou a vendedor. Durante esses anos voltou a estudar, por iniciativa própria, no Ateneu Comercial.

“Sou uma pessoa que, ao longo do meu percurso, nunca caminhei sozinho. Sempre gostei de partilhar com quem viveu comigo todas as coisas porque sempre achei que era uma boa forma de aprender. E aprendi muito, para além da perspectiva comercial, sobre a vida com os contactos que tive, com pessoas das mais diversas tendências e qualidades”, revelou ao Correio do Ribatejo.

Com uma capacidade de diálogo invulgar, o empresário sempre granjeou admiração e respeito de todos quanto se cruzaram no seu caminho.

Fundou a empresa em 1971, em sociedade com um irmão, também já falecido.

Actualmente, a doença tinha-o afastado da empresa, lugar onde adorava estar, porque, confessava-nos em vida: “A Autogirar dá-me um prazer de viver do qual não abdico”. Gostava de afirmar que a empresa era uma casa discutida por quem a orienta e pelos próprios funcionários, que tratava pelos nomes. Foi também uma das primeiras empresas a “cumprir a Lei da paridade”, um aspecto que referia com orgulho.

“Não tenho dúvida de que temos todos a aprender muito uns com os outros. E sempre tive esse sentido de ouvir, para reflectir sobre aquilo que é a vida de todos nós”, afirmou numa das ultimas entrevistas concedidas ao nosso Jornal.

Homem à frente do seu tempo, Jaime Carvalho assumia a preocupação constante com a qualificação dos recursos humanos e a “estima e o bom atendimento” aos clientes como a “alma da firma”.

Á família enlutada o Correio do Ribatejo endereça as mais sentidas condolências.

Leia também...

Torres Novas recebe Encontro de Ranchos Folclóricos

No próximo dia 14 de Outubro, irá realizar-se o I Encontro de…

Mais de 95 mil euros para apoiar o associativismo Riomaiorense

O movimento associativo do concelho de Rio Maior vai receber apoios da…

Fecho de lar em Vila Franca de Xira partiu de denúncia e caso foi participado ao MP – Segurança Social

O Instituto da Segurança Social (ISS) afirmou hoje que determinou “o encerramento…

Stand Feelauto celebra o seu 19º Aniversário

O Stand Feelauto, em Almeirim, festeja o seu 19º. Aniversário, com oportunidades…