O Centro de Ciência Viva (CCV) do Alviela, em Alcanena, vai celebrar a Semana da Ciência & Tecnologia com iniciativas para todas as idades sobre temas que vão das pipocas, aos morcegos, astronautas, robots e investigação cardiovascular.

As comemorações arrancam na próxima terça-feira, 23 de Novembro, com um convite aos alunos do Agrupamento de Escolas Gil Pais, de Torres Novas, a que descubram “’Porque é que as pipocas pipocam’, acompanhando a transformação da matéria e a alteração das propriedades de diferentes tipos de milho”, e a conhecerem “O que comem os morcegos”, segundo uma nota do CCV do Alviela.

No dia 24, a entrada nas exposições do CCV do Alviela é gratuita e o investigador Filipe Rocha, do Centro Cardiovascular da Universidade de Lisboa, convida para uma conversa, com transmissão no canal Youtube, sobre “os maiores desafios na interacção entre o laboratório e a clínica, os modelos de estudo utilizados e o tempo que um projecto leva a gerar resultados”.

Utentes da Universidade Sénior do Entroncamento vão estar no dia 25 no CCV Alviela para perceberem “afinal o que comem os astronautas e as acrobacias que têm que fazer para conseguirem alimentar-se em gravidade zero” e para aprenderem a programar um Ozobot com códigos de cores, na actividade “Olh’ó Robot”.

Leia também...

Carlos Marçal homenageado pelo Círculo Cultural Scalabitano

O Círculo Cultural Scalabitano comemorou o 67º aniversário, no passado dia 30 de Novembro, assinalando a efeméride com uma gala onde foi prestado um…

Museu Diocesano coordena publicação sobre património cultural do concelho

O Museu Diocesano de Santarém (MDS) vai coordenar a publicação de uma obra com estudos de referência acerca do património cultural do concelho, que…

164 anos do caminho de ferro em Portugal

Foto: Locomotiva “Andorinha” Ano de construção 1857, Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento, Eduardo Branco, 2020 Na manhã do dia 28 de Outubro de 1856,…

Cais do Escaroupim recebe centro cultural flutuante

A Companhia Artelier? apresenta, na sexta-feira e no sábado, no Cais do Escaroupim, em Salvaterra de Magos, um espectáculo construído com a população, no…