O centro de testes gratuito à Covid-19, que está a funcionar no Centro Coordenador de Transportes, em Almeirim, já realizou rastreou mais de 300 pessoas desde sábado 17 de Abril, dia em que se iniciou o processo.

Até esta quinta-feira, 22 de Abril, as mais de três centenas de pessoas foram diagnosticadas como negativas à infecção por Sars-Cov-2, nos testes antigénio realizados.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, destaca os resultados e defende esta medida para a avaliação de risco no concelho.

“A testagem é importante para saber o grau de positividade. Algo que tenho defendido que deve servir também para avaliar a matriz de risco do concelho”, refere o autarca.

PUBLICIDADE

Este centro de testagem gratuito funciona em formato ‘drive-in’, uma medida que impede o risco de transmissão e garante rapidez. A acção é dirigida aos residentes ou trabalhadores do concelho de Almeirim e não se destina a pessoas que já tiveram Covid-19 ou que já se encontram vacinadas contra a infecção pelo Sars-Cov-2.

Os testes são efectuados pela autoridade de saúde local e para já não dependem de marcação prévia, sendo que as autoridades irão avaliar essa necessidade no futuro. O horário de atendimento do centro de testagem realiza-se entre as 9h00 e as 15h30, aos sábados, e entre as 14h00 e as 19h30, de segunda a sexta-feira.

O centro de testagem surgiu de uma parceria entre o Município de Almeirim, a autoridade de saúde local, o ACES da Lezíria e a ARSLVT.

PUBLICIDADE
Leia também...

Só Coruche e Sardoal escapam ao recolher obrigatório às 13h00 no fim-de-semana

Os concelhos de Coruche e Sardoal são os únicos, no Distrito de…

Hospital de Santarém no limite da capacidade de internamento de doentes covid

O Hospital Distrital de Santarém atingiu o limite da sua capacidade prevista…

Hospital de Santarém esgotou capacidade de internamento em enfermaria

O Hospital de Santarém esgotou a capacidade de internamento em enfermaria para…

Tratamento do cancro da mama no HDS novamente reconhecido a nível internacional

A Unidade de Senologia do Hospital Distrital de Santarém (HDS) viu renovada…