A nova fase da vacinação contra a covid-19 na região da Lezíria do Tejo vai iniciar-se na próxima semana, havendo a expectativa de vacinar cerca de 300 pessoas por dia no Centro de Vacinação instalado na Casa do Campino, na cidade de Santarém.
No ACES Lezíria, que abrange nove concelhos do distrito de Santarém, toda a logística já se encontra preparada para a vacinação de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, faltando apenas arrancar com o processo.
O director executivo do ACES Lezíria, Carlos Ferreira, adiantou que “a logística já está toda preparada” e que os pontos de vacinação municipais já estão identificados, faltando apenas uma data para o início do processo.
O responsável adiantou que, no concelho de Santarém, será criado um centro de vacinação municipal na Casa do Campino, dispondo o espaço de uma zona de recobro, de espera e de atendimento, estimando-se que se possa vacinar diariamente 300 pessoas.
Para esta fase, neste ACES estão identificadas cerca de 12.300 pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas e cerca de 50 mil com mais de 80 anos, sendo que destas cerca de sete mil já foram vacinadas em lares.
“Tudo está programado para o dia que nos disserem que já saíram as convocatórias e que foram para os doentes e tivermos as vacinas nas nossas mãos”, sublinhou.
O ACES Lezíria engloba os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.