O centro histórico de Torres Novas é, a partir de hoje, Zona Residencial de Coexistência (ZRC), com condicionamentos ao tráfego automóvel para favorecer o uso da via pública por peões e moradores.

Em comunicado, o município torrejano afirma que a criação da ZRC afirma o centro histórico “como local de recreio e de convívio, valorizando a segurança e a qualidade de vida dos moradores e utilizadores locais” e “fomentando um novo conceito de utilização da ‘rua’ e do espaço público, permitindo por exemplo que as crianças voltem a brincar na rua”.

Entre as medidas a adotar contam-se o limite de velocidade de 20km/h para todos os veículos, devendo os condutores parar, se necessário, e a utilização da via pública, em toda a largura, pelos peões, nomeadamente para jogos.

Salientando que a circulação automóvel no centro histórico foi privilegiada no último século, o município afirma que a nova ZRC “ambiciona equilibrar esta realidade, privilegiando uma maior segurança e agradabilidade de circulação para os seus utilizadores e moradores”.

Leia também...

Largo José Duarte Coelho acolhe terceira edição do ‘Street Food Entroncamento’

A 3ª edição do ‘Street Food Entroncamento’ decorre nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, no Largo José Duarte Coelho, na cidade do…

Apresentado Plano Municipal da Juventude de Santarém

Ricardo Gonçalves Rato, Vereador do Município de Santarém com o pelouro da Juventude, apresentou, no passado dia 22 de Outubro, no salão nobre da…

ULS da Lezíria regista “aumento significativo” de cancro da mama em mulheres com menos de 40 anos

A Unidade de Patologia Mamária da Unidade Local de Saúde da Lezíria registou 200 novos casos de cancro de mama em 2023, com um…

Festa dos Tabuleiros homenageada pelo Turismo Centro de Portugal

A Festa dos Tabuleiros foi homenageada a 30 de Maio pelo 9.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que está a decorrer na Covilhã.…