Vai realizar-se no dia 8 de Julho (Dia da Cidade) a cerimónia de entrega da mais recente edição do Prémio Maria Lamas, que terá lugar na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes às 18 horas.

O Prémio Maria Lamas de Estudos sobre a Mulher e o Género, edição de 2018, foi atribuído a Isabel Nunes Ventura, pela sua tese de doutoramento em Sociologia intitulada Medusa no Palácio da Justiça: imagens sobre mulheres, sexualidade e violência a partir dos discursos e práticas judiciais. A dissertação foi apresentada pela sua autora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2016.

O prémio 2018 foi decidido por unanimidade pelo júri, constituído por Inês Brasão (vencedora do prémio na primeira edição), Virgínia Batista (vencedora do prémio em 2016) e Miguel Vale de Almeida, que integra o júri desde a sua primeira edição.

O prémio Maria Lamas para estudos sobre a mulher, género e igualdade, de periodicidade bienal e promovido pelo município de Torres Novas, evoca a figura de Maria Lamas, perpetuando o seu testemunho de lutadora pelos direitos das mulheres portuguesas. Com um valor pecuniário de 3000 euros, pretende-se ainda contribuir para o desenvolvimento do conhecimento numa perspectiva de transversalidade e pluralidade e reconhecer estudos académicos e científicos realizados em Portugal, produzidos por autores portugueses ou estrangeiros.

 

Leia também...

Seminário – Gestão Sustentável de Recursos do Tejo reúne especialistas em Santarém

O Seminário – Gestão Sustentável de Recursos do Tejo decorreu no passado…

Homem de 40 anos detido por violência doméstica

Um homem, de 40 anos de idade, foi detido pela GNR no…

Turismo do Centro aplaude proposta de candidatura de Fátima a Património da Humanidade

O Turismo do Centro considerou que o conjunto monumental existente no Santuário…

Requalificação do Largo do Mosteiro de Santa Maria de Almoster a quatro meses do fim

A Câmara de Santarém assinou na segunda-feira, 1 de Fevereiro, o auto…