A Festa do Santíssimo Milagre sai às ruas do centro histórico de Santarém no próximo domingo, com a procissão com a “sagrada relíquia” a percorrer várias artérias da cidade, numa cerimónia presidida pelo bispo da diocese, José Traquina.

Em comunicado, a Câmara de Santarém afirma que “as ruas vão estar repletas de flores, com verdura a cobrir todo o percurso e as varandas vão estar enfeitadas por colchas de seda, criando um ambiente de beleza único na cidade”.

As Festas do Santíssimo Milagre comemoram a sagração da então Igreja de Santo Estêvão, em 1241, e assinalam a ocorrência do chamado milagre, em 1247, em que, segundo a lenda, uma hóstia roubada por uma mulher durante a comunhão sangrou durante o percurso até sua casa e, uma vez escondida, inundou de luz toda a habitação, “revelando a sua presença e conduzindo a pecadora ao arrependimento”.

Segundo a nota, a procissão, integrada nos festejos, relembra a restituição da hóstia à antiga igreja, atual Santuário do Santíssimo Milagre, “um centro de culto e peregrinação dos mais frequentados em Portugal”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.