O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) realizou na segunda-feira, 3 de Janeiro, cerimónia de acolhimento aos médicos internos que escolheram a instituição para o seu internato médico. Ao todo, são 47 os clínicos que optaram pelo CHMT, para iniciar a sua carreira profissional: 36 internos da formação geral e 11 internos da formação específica.

Devido à actual situação de pandemia, a cerimónia de acolhimento realizou-se exclusivamente em formato online, tendo o Conselho de Administração do CHMT e o director do Internato Médico dado as boas-vindas a estes novos profissionais de saúde na Instituição. A cerimónia pretendeu dar a conhecer o CHMT nas suas várias vertentes, contribuindo assim para uma integração adequada destes profissionais, sendo que no decorrer dos próximos dias os novos internos irão ser acolhidos e integrar os respectivos serviços do CHMT.

Para Ivone Caçador, directora clínica do CHMT, “a formação dos internos é fundamental para o seu percurso profissional, uma vez que nesta etapa os médicos incorporam competências humanas e técnico-científicas essenciais à prática da medicina”.

O internato médico “é também essencial para a garantia da qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Serviço Nacional de Saúde”, refere Ivone Caçador, acrescentando ainda que “é um natural motivo de satisfação verificar que o CHMT dispõe de idoneidade formativa para acolher um número significativo de novos internos”.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática. Este passo da formação profissional dos médicos tem como objectivo habilitar estes profissionais ao exercício, tecnicamente diferenciado, na respectiva área de especialização.

Leia também...
Foto ilustrativa

Unidade Local de Saúde do Médio Tejo aumenta colheita de órgãos para transplantação

A Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo), que…

PSD acusa Governo de “falta de transparência” no reforço dos fundos do Hospital de Santarém

O PSD acusou hoje o Governo de “falta de transparência e competência”…

Autoagendamento da vacina disponível para pessoas com 18 ou mais anos

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou…
Foto ilustrativa

Vagas carenciadas para contratação de médicos alargadas a mais especialidades

O Governo corrigiu as especialidades contempladas nas 10 vagas carenciadas atribuídas ao…