Foto de Município de Tomar

O Centro Interpretativo Templário, inaugurado no Complexo Cultural da Levada, em Tomar, propõe-se ser a “porta de entrada” para uma visitação ao património deixado pela Ordem do Templo e pela Ordem de Cristo na região.

A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, disse à agência Lusa que a inauguração do espaço expositivo, na segunda-feira, foi acompanhada da apresentação de uma rede que visa a criação de “um novo produto turístico a nível nacional”, a qual envolve, no Médio Tejo, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Ferreira do Zêzere.

A parceria inclui ainda o Turismo de Portugal, as entidades regionais de turismo e vários municípios, disse a autarca.

“Articulado de forma ativa com a identidade do município de Tomar e com a Rota dos Templários, iniciativa desenvolvida em estreita ligação com o Turismo de Portugal e com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, este equipamento é o mote para afirmar e contribuir para a dinamização do município em diferentes redes nacionais e internacionais, assim como para o desenvolvimento e oferta de atividades concertadas em torno da Ordem do Templo e da Ordem de Cristo”, afirma uma nota do município tomarense.

Resultante de uma candidatura ao Programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal, o centro apresenta um percurso expositivo que mostra “mais de 3.000 anos” de história, organizado cronologicamente e que aborda as transformações realizadas no território desde a pré-história, passando pelos períodos romanos, medievais, modernos e prospetivos, com destaque para a apresentação dos Templários, acrescenta.

“Pretende-se, com o circuito disponibilizado, com a narrativa concebida, assim como com a visita sensorial e tecnológica proposta, abrir portas à contemporaneidade local e que suscite uma reflexão no visitante sobre o desenvolvimento territorial e comunitário”, acrescenta a nota.

Anabela Freitas afirmou que a instalação do Centro Interpretativo Tomar Templário no Complexo da Levada, equipamento turístico e cultural que aborda o desenvolvimento industrial secular do território, permitirá um “primeiro contacto” dos turistas que visitam aquele espaço com o património templário, o qual poderão depois visitar nos municípios envolvidos.

Em Tomar, o Castelo Templário/Convento de Cristo, sede da Ordem do Templo até 1314, e da Ordem de Cristo a partir de 1357, classificado pela UNESCO como Património Mundial em 1983, tem particular destaque, a que se junta, na região, o Castelo do Almourol, em Vila Nova da Barquinha, e a torre sineira pentagonal de Dornes, em Ferreira do Zêzere.

No Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha funciona, desde 2018, o Centro de Interpretação Templário de Almourol, com uma sala de exposição permanente, espaço de exposições temporárias, uma sala de projeção de filmes sobre a temática dos templários e uma Biblioteca – Arquivo Templário.

Leia também...

Exposição celebra “a força gravitacional” da centenária Capelinha das Aparições

Uma exposição no Santuário de Fátima assinala os 100 anos da Capelinha…

‘II Festival Internacional de Balonismo de Coruche’ de 31 de Outubro a 04 de Novembro

A pacata vila de Coruche recebe, uma vez mais, o Festival Internacional…

Levantada imunidade parlamentar a deputado do PS António Gameiro

A comissão de Transparência aprovou um relatório favorável ao levantamento da imunidade…

Centro Pastoral recebe Encontro Diocesano de Liturgia

O director do Secretariado Diocesano de Liturgia da Diocese de Santarém anunciou…