Centro Qualifica da Escola Profissional do Vale do Tejo à conversa com Natércia Salgueiro Maia

O Centro Qualifica da Escola Profissional do Vale do Tejo (EPVT) iniciou uma nova actividade intitulada “Centro Qualifica vai falar de…”. O conceito é uma conversa informal com convidados que acrescentem valor e conhecimento sobre um determinado tema.

No dia 17 de Abril, teve início a primeira conversa, “Centro Qualifica vai falar de… 45 anos do 25 de Abril”, com Natércia Salgueiro Maia como convidada especial. A EPVT associou-se, assim, à homenagem ao Capitão Salgueiro Maia, que a cidade de Santarém está a levar a cabo, neste ano em que se assinalam os 45 anos da revolução de Abril.

No início do evento, Mário Gonçalves, coordenador do Centro Qualifica da EPVT e moderador da conversa, convidou Samuel Pimenta, a ler um texto da sua autoria sobre a liberdade.

Durante a diálogo, a viúva do capitão Salgueiro Maia falou do homem e dos valores que pautaram a sua vida. Em resposta a como foi viver ao lado de um herói nacional, afirmou “Eu não vivi ao lado de um herói nacional, vivi ao lado de Fernando Salgueiro Maia, que era um homem diferente, corajoso e disponível”.

A professora Natércia partilhou alguns episódios e memórias da sua vida com o capitão, nomeadamente como se conheceram, ou o abraço comovido que partilharam no seu encontro, em Lisboa, após a revolução. Sempre com a frontalidade e humildade que lhe são características, Natércia Salgueiro Maia falou ainda da vida durante a ditadura e deixou uma mensagem de esperança para o futuro, em que todos devemos ser actores da nossa própria revolução. Todos “temos de agir e fazer bem o nosso trabalho, reivindicar pelos nossos direitos, mas só depois de cumprirmos as nossas obrigações”.

Foi, sem dúvida, um momento de cultura, liberdade e reflexão e é assim que se pretende que continue, com novos temas e convidados. Esta iniciativa pretende proporcionar finais de tarde agradáveis, com conversas desbloqueadoras, em ambiente familiar, que contribuam para o enriquecimento pessoal de quem queira participar.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS