O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACES Lezíria) volta, a partir do próximo dia 4 de Maio, a realizar consultas presenciais e retoma parte significativa da sua actividade programada.
O ACES Lezíria está a elaborar um plano de reorganização de alguns serviços para voltar à actividade de forma cautelosa.
Em comunicado, o ACES Lezíria esclarece que “a partir de 4 de maio, são reorganizados alguns dos serviços de prestação de cuidados de saúde, através das várias unidades funcionais deste ACES, no sentido de se conseguir aumentar a resposta presencial”.
Os utentes voltam a ter consultas presenciais para doença aguda e para utentes inseridos em programas de saúde, como os de vigilância, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, entre outras que até agora se estavam suspensas.
A entidade refere no mesmo comunicado que “os tempos entre consultas presenciais são duplicados de forma a minimizar-se os contactos, pelo que os utentes devem deslocar-se às unidades o mais próximo possível da hora em que a sua consulta médica, ato ou consulta de enfermagem estiver marcado”.
O ACES lezíria alerta ainda que quando não for exigido, pelo estado clínico ou dificuldade de mobilidade, os utentes não se devem fazer acompanhar.
“Esta reorganização não invalida que se continue a disponibilizar o contacto telefónico e se mantenha a possibilidade de renovação electrónica do receituário destinado aos doentes crónicos”, conclui a nota.
Recorde que, o ACES Lezíria no âmbito do Plano de Contingência do Agrupamento levou a efeito várias medidas de minimização do risco de contacto social. Foram suspensas as consultas dos grupos de risco e vulneráveis, que têm espaço próprio de agendamento, com excepção das consideradas como imprescindíveis. A entidade ainda aumentou a resposta à doença aguda, reforçou a resposta online e evitou a acumulação de utentes em sala de espera.