Cerca de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança e Guarda estão hoje em perigo máximo de incêndio rural devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora e Beja, com 40 graus Celsius.

O distrito de Castelo Branco terá uma temperatura máxima de 38 graus, Portalegre 37, Faro e Santarém 35, Bragança 34 e Guarda e Viseu 32.

O IPMA colocou ainda cerca de 50 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até terça-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18h00 de hoje.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de muita nebulosidade no litoral Norte e Centro e com neblina ou nevoeiro em alguns locais e vento mais intenso durante a tarde na costa oeste da região sul.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura mínima e da máxima (no Algarve).

Leia também...

Entroncamento e Fundação Museu Nacional Ferroviário assinam Contrato de Subconcessão do Bairro do Boneco

No passado sábado, dia 17 de maio, na Sala de Leitura do…

Golegã recebe mais de 700 atletas no maior evento nacional de Triatlo-Cross

Nos próximos dias 20 e 21 de Maio, a Golegã será palco…

Jorge Faria retira candidatura à presidência da Câmara do Entroncamento

Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento desde 2013, retirou a…

“A ligação entre a Confraria e a CVR Tejo cria sinergias e é essencial à região, aos produtores e aos vinhos do Tejo”

Teresa Batista, Confraria Enófila Nª Sª do Tejo