Cerca de 6000 trabalhadores, num universo de 18100, fazem hoje testes à covid-19, anunciou o secretário de Estado da Saúde, referindo-se ao plano em curso nas empresas da Grande Lisboa, maioritariamente na Azambuja.

“Neste momento, há um plano de testagem em empresas da Grande Lisboa, a maioria na zona da Azambuja, tendo sido colhidas amostras em algumas dessas empresas, outras estão a acontecer durante o dia de hoje e as restantes com agendamento nos próximos dias”, afirmou António Lacerda Sales na habitual conferência de imprensa, em Lisboa, para atualizar a informação relativa à covid-19.

De acordo com o secretário de Estado, até ao momento foram feitas mais de 3800 colheitas para análise, das quais 2800 realizadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e mil pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).

“Do universo de 18100 trabalhadores, cerca de 6000 farão testes hoje”, precisou.

Desde 01 de Março, foram realizados mais de 860000 testes de diagnóstico de covid-19 em Portugal, segundo o governante.

“No mês de Abril, foi feita uma média de cerca de 11.500 testes por dia. Em maio, a média foi de 13.550 testes por dia e na última semana, ronda os 13.500 testes/dia”, acrescentou.

Até à data, e relativamente apenas a hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o Norte foi a região onde foram feitos mais testes (40%), seguido da Região de Lisboa e Vale do Tejo (25%). A região centro efectuou 14% dos testes, sendo os restantes testes distribuídos pelas diferentes regiões do país.

Portugal contabiliza pelo menos 1.447 mortos associados à covid-19 em 33.261 casos confirmados de infecção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Relativamente ao dia anterior, há mais 11 mortos (+0,8%) e mais 366 casos de infecção (+1,1%). O número de pessoas hospitalizadas desceu de 432 para 428, das quais 56 se encontram em unidades de cuidados intensivos (menos duas). O número de doentes recuperados é de 20.079.

Leia também...

Contratação de jogadores estrangeiros em Coruche leva dirigentes e empresários a Tribunal

O Tribunal de Santarém vai julgar o actual e o anterior presidentes do Grupo Desportivo Coruchense (GDC), o tesoureiro do clube e dois empresários…

Município assinala 183 anos de elevação a concelho

O município de Vila Nova da Barquinha assinala na quarta-feira, 6 de Novembro, o 183.º aniversário da elevação a concelho com actividades culturais e…

Incêndio em habitação provoca ferimentos em idosa

Um idosa sofreu ferimentos considerados ligeiros na sequência de um incêndio na cozinha da habitação onde morava, na manhã desta segunda-feira, 11 de Novembro,…

José Mira Potes demite-se da direcção do Politécnico de Santarém

O presidente do Politécnico de Santarém, José Mira Potes, demitiu-se esta quinta-feira, 27 de Fevereiro, na sequência de divergências com os directores das cinco…