O Município da Chamusca estabeleceu um protocolo de cooperação para apoiar as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho na minimização do risco de infecção do novo coronavírus e no apoio aos custos acrescidos para que cumpram todas as orientações e cuidados emanados da Direção Geral de Saúde (DGS).
A Câmara Municipal apoia nos custos de aquisição de equipamentos de protecção individual (EPI), de produtos/material de limpeza e desinfecção e na comparticipação dos testes COVID que as instituições tenham necessidade de adquirir e que estejam fora dos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde.
O valor a atribuir às IPSS é calculado com base no número de utentes de cada instituição e representa um total de investimento do Município que ultrapassa os 27 mil euros.
O Centro de Apoio Social da Carregueira, Santa Casa da Misericórdia da Chamusca, CASULME – Centro de Apoio Social de Ulme, Aconchego – Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos, Centro de Apoio Social do Chouto e Centro de Apoio Social da Parreira são as as IPSS abrangidas pelo protocolo.
O Município divulga também diversas linhas directas para Atendimento Social à população em isolamento ou quarentena, ou outras pessoas que precisem de apoio.
– Dúvidas e Apoio COVID-19 – Nº Verde (gratuito) – 800 209 569
– Segurança Social – 249 741 226
– Linha Nacional de Emergência Social – 144
– Atendimento Social do Município da Chamusca – 963 721 908
– CPCJ Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Chamusca – 968 042 592
– Apoio à Vítima APAV Santarém – 243 356 505
– Proteção Civil – 962 257 408