Foto: Hugo Calado

O Município de Alpiarça e da Chamusca assinaram na terça-feira, dia 29 de Setembro, o protocolo de colaboração no âmbito do Programa de Ação para o Autocaravanismo, promovido pelo Turismo de Portugal, e que vai permitir a construção de duas Áreas de Serviço para Autocaravanas (ASA) no concelho da Chamusca, nas localidades de Arripiado e Chouto, e uma em Alpiarça.

No caso da Chamusca o investimento totaliza 102.404 euros, com incentivo de 71.683 euros por parte da Linha de Apoio à Valorização Turístico do Interior. Já no caso de Alpiarça o investimento ascende aos 140 mil euros.

O Programa de Ação para o Autocaravanismo visa dar resposta à procura crescente da modalidade, bem como adoptar medidas adequadas à harmonização da sua prática com as exigências ambientais, de saúde pública, de ordenamento do território e da viação terrestre.

Um dos objectivos centrais do projecto é a criação de uma rede nacional de Áreas de Serviço para Autocaravanas, que assegure a infra-estruturação do território nacional com uma rede de oferta suficiente e qualificada de espaços destinados a autocaravanas.

As Áreas de Serviço para Autocaravanas funcionam 24 horas por dia e disponibilizam espaços de estacionamento e pernoita das autocaravanas, assegurando o fornecimento de energia eléctrica, bem como o abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos.

O Programa de Ação para o Autocaravanismo vai mais longe do que o financiamento à construção de infra-estruturas de apoio e prevê acções de sensibilização dirigidas a autocaravanistas, o reforço da fiscalização e do sancionamento de situações e práticas ilegais e o desenvolvimento de um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…