Os trabalhos de substituição das actuais lâmpadas da iluminação pública por novas luminárias com tecnologia Led começaram no dia 23 de Julho, na vila da Chamusca.

No total, vão ser substituídas 4645 luminárias em todo o concelho, num investimento global de 759.753,52€ (acrescido de IVA), do qual o Município investe apenas 5% e o restante é garantido através do Programa Operacional Regional do Alentejo (Alentejo 2020 – Portugal 2020), graças a uma candidatura aprovada no âmbito do aviso para investimentos na melhoria da Eficiência Energética das Infraestruturas Públicas da Administração Local, à imagem do que concelhos vizinhos tem vindo a fazer.

A comparticipação do projecto (95%) é garantida pelo Portugal 2020, mas tratando-se de uma subvenção reembolsável, o Município irá ter de fazer a devolução da verba comparticipada. No entanto, graças às poupanças alcançadas pela diminuição do consumo de energia eléctrica, é expectável que, ao longo de oito anos, a redução de custos permita financiar até 70% do valor da verba a reembolsar pelo Município no âmbito da candidatura. Após os oito anos iniciais, o Município da Chamusca passa a gerir toda a verba poupada durante a vida útil dos equipamentos.

No concelho da Chamusca, estima-se que a substituição das 4645 luminárias represente uma poupança de 57,1% no consumo energético, o que – aos preços actuais – significa uma redução de custos de 166.816.84€ ao ano.

Além disso, a substituição por lâmpadas Led tem uma segunda vantagem: a redução de 412,53 toneladas ao ano de CO2 (dióxido de carbono), isto é, cerca de metade das emissões actuais.

Estas metas ambientais e de melhoria da eficiência energética inscrevem-se nos objectivos gerais do Estudo para o Apoio à Transição para uma Economia de Baixo Carbono na Lezíria do Tejo e no programa de Promoção da Eficiência Energética em Equipamentos Públicos da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (que faz parte da Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial – Lezíria 2020).

De salientar que as características técnicas das luminárias permitem aumentar significativamente os níveis de iluminação adequados à circulação rodoviária e pedonal. A tecnologia Led vem substituir as antigas luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio de alta pressão.

O Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado, sublinha a importância desta medida para o objectivo mais abrangente de cumprimento das metas europeias e nacionais de redução das emissões de gases com efeito de estufa (descarbonização ou neutralidade carbónica da economia portuguesa, através da adopção de novas tecnologias e de práticas que reduzam a emissão de dióxido de carbono), sendo ainda um investimento público que permite responder à necessidade de adaptação da sociedade às alterações climáticas e trazendo poupanças financeiras ao município, pela redução significativa dos gastos com a iluminação pública através da melhoria da eficiência energética.

Leia também...

Município vai plantar 500 árvores em 2020

 Câmara de Torres Novas aprovou na terça-feira, por unanimidade, uma proposta do Bloco de Esquerda para a plantação de 500 árvores no concelho em…

Tempo frio mantém-se até domingo na região de Santarém

O tempo frio vai manter-se no continente até domingo na região de Santarém, prevendo-se a partir de segunda-feira uma subida significativa da temperatura mínima…

Câmara da Azambuja realiza caminhada simbólica para pedir encerramento do aterro

 O executivo municipal de Azambuja realiza na quinta-feira uma caminhada simbólica para pedir o encerramento do aterro de resíduos instalado no concelho, que tem…

Voluntários retiram 1500kg de resíduos do Polje de Minde

Cerca de 1500kg de resíduos foram removidos do Polje de Minde no dia 22 de Abril, Dia Mundial da Terra, numa acção de voluntariado…