Realizou-se hoje, no Cineteatro da Chamusca, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos do concelho. Nuno Mira, do Partido Socialista (PS), assume pela primeira vez funções como presidente eleito da Câmara Municipal da Chamusca, na sequência das eleições autárquicas de 12 de Outubro.

“Trabalharei por um concelho unido, em torno de um território, identidade e cultura comum, respeitando sempre as naturais singularidades de cada localidade”, afirmou o autarca que prometeu também uma “liderança séria, próxima, empática, de diálogo e convergência”.

Nuno Mira deixou ainda “uma palavra especial” aos diversos presidentes das Juntas de Freguesias eleitos, apelando à sua colaboração com o novo executivo, “independentemente das cores políticas, para bem servir a comunidade”.

“Estou aqui para servir, a partir de hoje sou um homem em missão. Viva o concelho da Chamusca!”, proferiu.

A sessão solene incluiu igualmente a tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal da Chamusca. Nuno Marques sucedeu a Joaquim José Garrido, passando a ser o novo responsável pela ordem dos trabalhos realizados no município.

“É perante os chamusquenses que quero assumir o total compromisso em manter esta Assembleia como um espaço de debate democrático, do pluralismo e da fiscalização da ação executiva”, proclamou Nuno Marques.

O novo presidente da Assembleia Municipal reforçou ainda o papel comunitário dos deputados municipais.

“Aqui somos a voz e os responsáveis por defender os interesses dos chamusquenses, acima de quaisquer outros interesses. Que saibamos honrar a confiança dos nossos munícipes”, declarou.

A reunião ficou marcada também pela eleição da mesa da Assembleia Municipal, para o mandato 2025-2029, composta por um presidente, um primeiro-secretário e um segundo-secretário. A votação ocorreu por intermédio de listas, apresentadas pelos partidos políticos e movimentos independentes.

A Lista A, proposta pelo PS, ganhou a votação, após obter 12 votos, contra cinco votos da Lista B, proposta pelo Movimento Primeiro Nossa Terra (PNT). Deste modo, Nuno Marques (Presidente Assembleia Municipal), Cláudia Salvaterra (Primeira-Secretária Assembleia Municipal) e Pedro Braz (Segundo-Secretário Assembleia Municipal), são os novos membros da mesa da Assembleia Municipal.

*Leia a notícia completa na edição impressa de sete de Novembro.

 

Leia também...

Municípios tentam diversificar medidas perante falta de espaço e custos dos canis

Campanhas de adopção, esterilizações, protocolos com associações e obras de construção ou expansão de canis são medidas dos municípios para gerir a recolha de…

Coruche encerra programa Desporto Sénior 2024 com muita animação

Realizou-se ontem, dia 19 de Junho, no Pavilhão Multiusos de Coruche, a festa de encerramento do programa Desporto Sénior 2024, que comemorou o fecho…

Dez distritos do continente sob aviso amarelo no sábado devido à chuva forte

Dez distritos de Portugal continental vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar…

Ciberataque de “grande gravidade” condiciona serviços da Câmara de Alcanena

O presidente da Câmara de Alcanena disse hoje que o ataque ao sistema informático do município, no dia 06 de novembro, foi “destrutivo” e…