O concelho da Chamusca recebe nos dias 28, 29 e 30 de Março a 3.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas numa organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos. A mostra gastronómica decorre na freguesia de Vale de Cavalos e junta gastronomia, petiscos, showcookings, folclore, artesanato, música tradicional, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos. A entrada é livre.

Ao longo dos três dias do Festival serão servidas cerca de 15 variedades de sopas típicas ribatejanas, confeccionadas com os produtos endógenos do concelho, dando ainda espaço para outras actividades como espectáculos e concertos de música, workshops, caminhada, expositores, artesanato ou folclore.

A animação musical está garantida com os concertos de Quim dos Apitos (28 de Março), Miguel Azevedo (29 de Março) e B-King (30 de Março). A música promete continuar pela noite dentro, com o DJ Agri Rui, e o DJ Vassalo, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Destaque para os SHOWCOOKINGS com os conceituados Chefs José Maria Lino (sexta-feira, 28 de Março) e Luís Dias (domingo, 30 de Março).

Considerada o prato mais antigo do mundo, a rainha deste festival costuma ser servida habitualmente ao início das refeições principais. No entanto, para os apreciadores, a sopa pode mesmo ser o prato principal, um destaque que lhe é mais do que justo, dado ao seu elevado valor nutricional.

Na gastronomia portuguesa, a sopa tem um lugar de destaque e assume a sua versatilidade, podendo ser o conforto dos dias mais invernosos, ou o refresco de um dia quente de Verão.

A sopa é um convite aos sentidos (através dos seus cheiros, das suas cores e das suas texturas), ao despertar das emoções (nas memórias que contém) e à adopção de uma alimentação saudável (pelas propriedades nutricionais que lhe são conhecidas).

Nesta 3.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos, deixe-se surpreender numa viagem pelas histórias, sabores e cores do Ribatejo.

Leia também...

“A ligação entre a Confraria e a CVR Tejo cria sinergias e é essencial à região, aos produtores e aos vinhos do Tejo”

Teresa Batista, Confraria Enófila Nª Sª do Tejo

Candidatura de Abrantes ao Bairros Comerciais Digitais aprovada no valor 678 mil euros

A candidatura da Câmara de Abrantes ao programa Bairros Comerciais Digitais, no âmbito das linhas de apoio previstas no Plano de Recuperação e Resiliência…

PSP detém dois condutores por condução sob efeito de álcool e ‘apanha’ 15 sem inspecção

A Polícia de Segurança Pública deteve sete pessoas, entre os dias 14 e 20 de Junho, em operações de prevenção e dissuasão da criminalidade…

Politécnico de Santarém estreita cooperação com o Brasil

O Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém) recebeu no sábado, 30 de Outubro, a visita de uma delegação do CONIF – Conselho Nacional das Instituições…