O concelho da Chamusca recebe nos dias 28, 29 e 30 de Março a 3.ª edição do Festival das Sopas Ribatejanas numa organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos. A mostra gastronómica decorre na freguesia de Vale de Cavalos e junta gastronomia, petiscos, showcookings, folclore, artesanato, música tradicional, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos. A entrada é livre.

Ao longo dos três dias do Festival serão servidas cerca de 15 variedades de sopas típicas ribatejanas, confeccionadas com os produtos endógenos do concelho, dando ainda espaço para outras actividades como espectáculos e concertos de música, workshops, caminhada, expositores, artesanato ou folclore.

A animação musical está garantida com os concertos de Quim dos Apitos (28 de Março), Miguel Azevedo (29 de Março) e B-King (30 de Março). A música promete continuar pela noite dentro, com o DJ Agri Rui, e o DJ Vassalo, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Destaque para os SHOWCOOKINGS com os conceituados Chefs José Maria Lino (sexta-feira, 28 de Março) e Luís Dias (domingo, 30 de Março).

Considerada o prato mais antigo do mundo, a rainha deste festival costuma ser servida habitualmente ao início das refeições principais. No entanto, para os apreciadores, a sopa pode mesmo ser o prato principal, um destaque que lhe é mais do que justo, dado ao seu elevado valor nutricional.

Na gastronomia portuguesa, a sopa tem um lugar de destaque e assume a sua versatilidade, podendo ser o conforto dos dias mais invernosos, ou o refresco de um dia quente de Verão.

A sopa é um convite aos sentidos (através dos seus cheiros, das suas cores e das suas texturas), ao despertar das emoções (nas memórias que contém) e à adopção de uma alimentação saudável (pelas propriedades nutricionais que lhe são conhecidas).

Nesta 3.ª Edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos, deixe-se surpreender numa viagem pelas histórias, sabores e cores do Ribatejo.

Leia também...

Obras de engenharia decorrem em pleno Tejo, no açude insuflável em Abrantes

Em trabalho de engenharia de “grande complexidade”, as borrachas do açude insuflável…

Oficinas promovem convívio intergeracional em Constância e salvaguardam memória colectiva

Os lares da Santa Casa da Misericórdia de Constância receberam, nos dias…
Foto de arquivo

Feira das Tasquinhas já abriu em Rio Maior

A Feira das Tasquinhas abriu ontem as suas portas e promete, durante…

Águas de Santarém distinguida com o selo de qualidade exemplar da água para consumo humano

A empresa municipal Águas de Santarém foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo,…