A Chamusca acolhe, de 11 a 13 de Julho, o Congresso Internacional de Tauromaquia “Homens e Toiros, Cultura e Desenvolvimento”, integrado no programa de comemorações do centenário da Praça de Toiros.

O Congresso é organizado conjuntamente pelo Município da Chamusca, pelo ISCTE-IUL, pelo Instituto Politécnico de Santarém, pela Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal (ATTP) e pela Santa Casa da Misericórdia da Chamusca. Os trabalhos realizam-se no Cine-Teatro da Chamusca e a actividade de campo decorre na Herdade de Talasnas.

O ponto central do debate, que vai juntar investigadores e outros agentes da festa brava de Portugal e do estrangeiro, vai ser a relação entre os homens e os toiros, sobretudo na sociedade ibérica (Portugal e Espanha), no Sul de França e na América Latina. Vão ser abordadas as dimensões sociais, culturais, ecológicas, económicas, políticas e morais desta relação e as diversas problemáticas com que se defrontam as sociedades modernas, nomeadamente a das relações entre a cultura e a natureza, a vida e a morte, a democracia cultural e a liberdade.

Entretanto, tome nota da programação destes dois últimos dias do Congresso Internacional:

Sexta-feira, dia 12 Julho – Cine-Teatro da Misericórdia – 9.30 horas – Mesa-Redonda – “Unidade de valores e diversidade de formas da cultura tauromáquica” – Moderador: Luís Capucha (CIES-IUL, ISCTE-IUL); Jean-Baptiste Maudet (Universidad de Pau et des Pays de l’Adour, Laboratoire Passages UMR 5319 CNRS); Mónica Pérez Alaejos (Professora Contratada da Facultad de Ciencias Sociales – Universidad de Salamanca); Emilia Riesco Vazquez (Professora Titular de Universidad e Directora do Departamento de Sociología y Comunicación – Universidad de Salamanca);

10.30 horas – Sessões Temáticas – Moderador: Ludgero Mendes (Antropólogo e Crítico Taurino); “A Antropologia e a Festa”, por Pedro Prista (Departamento de Antropologia ISCTE-IUL/CRIA-IUL); 10.45 horas – “Representação de Toiros e Cavalos na Colecção de Arte da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça”, por Nuno Prates (Conservador da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça/CM Alpiarça); 11.00 horas – “Análisis económico, relevancia e implantación de los Festejos Populares”, por Jesús Ibáñez Martínez (Universitat de València); 11.15 horas – “Para uma Sociologia da Tourada (Ou como acabar de vez com a sabedoria convencional sobre a Tauromaquia)”, por Fernando Ampudia de Haro (CIES-IUL/UEuropeia). 11.30 horas – Debate; 11.45 horas – Pausa;

12.00 horas – Conferência “La Fiesta, los jóvenes y el futuro”, por David Guillén (Doctor en Psicología. Professor-Tutor UNED); 12.30 horas – Conferência “A Cultura Tauromáquica num Universo Cultural Globalizado: Riscos e Desafios”, por Luís Capucha (CIES-IUL, ISCTE-IUL);

13.00 horas – Sessão de Encerramento – Reitora do ISCTE-IUL, Presidente do I.P. Santarém, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca e Embaixadora de Espanha (a confirmar);

15.30 – Visita Guiada à Praça de Toiros da Chamusca, por Paula Ribeiro (CM Chamusca); 17:00 horas – Visita Guiada à Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, por Nuno Prates, com prova de vinhos “Quinta dos Patudos”; 19. 30 horas – Jantar Taurino.

Sábado, dia 13 de Julho – Herdade das Talasnas – 10.00 horas – Visita à Ganadaria de Manuel Veiga, com almoço campero; 15.00 horas – Demonstrações de toureio a cavalo, toureio a pé e pegas; Vaca para aficionados práticos.

Entretanto, durante os dias em que decorre o Congresso Internacional de Tauromaquia estão patentes ao público duas Exposições – No Cine-Teatro da Misericórdia – Painéis – “Homens e Toiros: Da pré-história às figuras dos nossos tempos” e na Galeria Municipal – Fotografia – “Joaquim Bastinhas pela objectiva de Emílio de Jesus”.

Leia também...

Portugueses em alta no país vizinho

Triunfo memorável do matador “Juanito” (na foto) em Don Benito (Badajoz), onde…

Venha aos Toiros a Santarém – Dia 19 de Março

João Moura Júnior e Francisco Palha, duas das figuras mais emergentes do…

Este Domingo há “Toiros”
em Almeirim!

É já no próximo domingo, dia 10 de Abril, que a Arena…

Portugueses
arrasam em
Higuera la Real

“Juanito” e a Ganadaria Murteira Grave protagonizaram este sábado com chave de…