No âmbito da iniciativa “Dia Aberto para Médicos Internos e Recém-Especialistas”, organizada pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, a Chamusca recebeu ontem, 27 de Abril, a visita de oito profissionais de saúde.

O evento realizado em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo pretende dar a conhecer o ACES Lezíria (Chamusca, Alpiarça, Almeirim, Salvaterra de Magos, Cartaxo, Rio Maior e Santarém) de uma forma dinâmica e atrativa, sensibilizando para a captação e fixação de novos profissionais de saúde, dando resposta à grave carência na prestação de cuidados de saúde à população.

Os oitos profissionais de saúde acompanhados pelo Dr. Hugo Sousa e pela Dr.ª Marília Boavida, respectivamente director executivo e diretora clínica do ACES Lezíria foram recebidos no Município pelo presidente, Paulo Queimado e pela vice-presidente, Cláudia Moreira, e pela Dr.ª Glória Matias, coordenadora da USF Chamusca.

Os profissionais de saúde tiveram oportunidade de ficar a conhecer o que de melhor o concelho da Chamusca tem para oferecer e o projecto do novo Centro de Saúde da Chamusca, uma estrutura vital e de extrema importância para toda a população que vem proporcionar um espaço de qualidade superior aos seus utentes, oferecendo-lhes melhores condições de atendimento, assim como oferecer melhores condições de trabalho e de conforto aos profissionais de saúde que já nele trabalham e aos que virão a trabalhar.

O Município da Chamusca acredita que a construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Chamusca, da responsabilidade da Administração de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (orçada em mais de um milhão de euros) e que ficará concluído nos próximos meses possa ser também um factor atrativo e decisor na captação de novos profissionais de saúde.

O novo Centro de Saúde trará novos desafios à equipa, que na altura da sua abertura espera-se que esteja solidamente constituída e motivada para alavancar a qualidade na prestação de cuidados de saúde no Concelho, não só na sede, como em todas as Extensões nas Freguesias.

Durante a acção foi referido o protocolo de colaboração administrativa assinado entre o Município da Chamusca e a Unidade de Saúde Familiar da Chamusca (USF), que visa a atribuição de um apoio financeiro no valor de cerca de 130 mil euros, com o objectivo de incentivar à captação e fixação de novos profissionais de saúde no Concelho, consolidando uma equipa de cinco médicos, cinco enfermeiros e quatro assistentes técnicos, e de motivar a equipa multiprofissional de saúde familiar a conseguir cumprir com os objectivos contratualizados, anualmente, com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Lezíria, para que possa evoluir de uma USF Modelo A para uma USF Modelo B, garantindo que os cerca de 8 749 utentes do concelho possam ter acesso a Médico de Família e as extensões das várias freguesias do Concelho se mantenham todas em funcionamento.

O protocolo, que estará em vigor durante os próximos 24 meses, foi celebrado ao abrigo do Regulamento Municipal de Atribuição de Incentivos à Fixação de Médicos e Equipas da Unidade de Saúde Familiar do Concelho da Chamusca, aprovado em Assembleia Municipal em setembro de 2022.

A acção na Chamusca terminou com uma visita às instalações daquele que será muito em breve o Centro de Saúde da Chamusca.

Leia também...

PSP detém dois condutores por condução sob efeito de álcool e ‘apanha’ 15 sem inspecção

A Polícia de Segurança Pública deteve sete pessoas, entre os dias 14…

Filha esfaqueia os pais em Samora Correia

Uma mulher, com cerca de 30 anos, esfaqueou os pais, com 75…

Borrego Leonor & Irmão distinguida com prémio nacional

A empresa Borrego Leonor & Irmão, S.A, sedeada em Almeirim, foi reconhecida…

Município de Coruche distinguido como “Destino Ativo e de Experiências”

O Município de Coruche foi distinguido a 12 de dezembro, em Castro…