A Assembleia Municipal da Chamusca (Santarém) rejeitou, segunda-feira, a transferência de competências nas áreas da justiça e do estacionamento, no âmbito do processo de descentralização iniciado pelo Governo.

A proposta de rejeição destas competências apresentada pelo executivo municipal liderado por Paulo Queimado (PS) foi aprovada por unanimidade, bem como a rejeição das competências em matéria de justiça e bombeiros voluntários para a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), tendo as propostas de aceitação dos restantes decretos-lei sido aprovadas por maioria.

O Governo aprovou 21 diplomas setoriais no âmbito da lei-quadro da transferência de competências para autarquias e entidades intermunicipais – num processo gradual de descentralização entre 2019 e 2021 –, faltando ainda aprovar o decreto de novas atribuições das freguesias.

Os primeiros 11 diplomas setoriais já publicados abrangem a transferência de competências, para as autarquias, nas praias, jogos de fortuna ou azar, vias de comunicação, atendimento ao cidadão, habitação, património, estacionamento público, bombeiros voluntários e justiça, e para as entidades intermunicipais, na promoção turística e fundos europeus e captação de investimento.

As entidades intermunicipais podem ainda assumir novas atribuições no apoio a bombeiros voluntários e justiça, enquanto as freguesias também podem receber responsabilidades no atendimento ao cidadão.

O Presidente da República promulgou, entretanto, outros quatro decretos, nos domínios da proteção e saúde animal e segurança dos alimentos, educação, saúde e cultura, que aguardam publicação oficial.

As autarquias e entidades intermunicipais que não quiserem assumir em 2019 as competências dos decretos setoriais publicados terão de o comunicar à Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), entre 31 de janeiro e 02 de fevereiro – consoante a data da publicação –, após decisão dos respetivos órgãos deliberativos.

Leia também...

GNR autuou empresa de Rio Maior por descarga de águas residuais em eucaliptal

Uma empresa de inertes, situada na zona industrial de Rio Maior (Santarém), fez uma descarga ilegal de águas residuais num eucaliptal, tendo sido alvo…

Município de Santarém apoia FITAIJ com 13 mil euros

O Município de Santarém atribuiu um apoio financeiro extraordinário de 13 mil euros, ao FITAIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a…

Prisão preventiva para suspeito de matar ex-companheira em Muge

O homem suspeito de ter baleado mortalmente a ex-companheira em Muge, no concelho de Salvaterra de Magos, no passado domingo, 18 de Outubro, ficou…

Santuário de Fátima e Conferência Episcopal Portuguesa negam despedimentos na instituição

O Santuário de Fátima (SF) e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) negaram hoje existir um plano de despedimentos na instituição e recusaram a situação de…