A cidade de Santarém está a receber a iniciativa “Chefs ao Tejo”, juntando a potencialidade gastronómica do concelho à sustentabilidade do rio Tejo. Este evento marca o início de um conjunto de actividades que o município vai desenvolver ao longo de todo o ano para promover e apoiar a restauração local e impulsionar o turismo.

Inserido no programa Santarém Capital da Gastronomia, este evento internacional, que está a decorrer até amanhã, dia 23 de Abril, trouxe a Santarém os conceituados chefes Diego Gallegos, Luís Barradas e João Rodrigues que, acompanhados pelo escalabitano Rodrigo Castelo estão de visita à região para apresentar as diferentes abordagens que utilizam na sua cozinha na preparação e concepção do peixe do rio.

Durante a manhã de hoje, ocorreu uma visita à Escola Superior Agrária de Santarém para observação de processos de transformação como a secagem, a cura, e a fumagem, e promoção de produtos inovadores, feitos à base de peixe de rio, desenvolvidos na escola e, de seguida, visitaram o Mercado Municipal para uma mostra de peixe do rio.

Da parte da tarde teve lugar a mesa redonda, na zona das Caneiras, onde um painel de oradores, que incluiu Ricardo Gonçalves, presidente da autarquia, o investigador de peixe de água doce João Gago, os três chefes ibéricos, Carlos Serra, pescador, e Sérgio Tente, que representa aqui a pesca desportiva. Tratou-se de uma conversa aberta sobre peixe do rio, pesca desportiva, sensibilização sobre o ecossistema, sustentabilidade do rio e a cultura avieira, entre outros temas ligados ao Tejo, moderada pelo jornalista Edgardo Pacheco.

Do programa fazem ainda parte restaurantes da cidade que apresentam menus que homenageiam o peixe do rio. Os “Sabores do Tejo” são servidos hoje ao jantar no restaurante Oh! Vargas, onde o chef Rui Santos apresenta um menu que alia o respeito pelo receituário tradicional a alguma irreverência. Amanhã, o restaurante Ó Balcão recebe um momento protagonizado pelos chefes Rodrigo Castelo, Diego Gallegos e João Rodrigues.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…