Círculo Cultural Scalabitano assinala 64 anos de vida

 

O Círculo Cultural Scalabitano assinalou ontem, quinta-feira, dia 22 de Novembro, os seus 64 anos de vida com uma conferência da presidente da Academia Portuguesa da História, Manuela Mendonça.

A iniciativa resultou de uma parceria com a Câmara Municipal de Santarém e o CIJVS – Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, e decorreu no salão nobre do município, onde a investigadora falou sobre o tema “Cristóvão Colombo e Fernão de Magalhães, dois navegadores portugueses ao serviço de Espanha”.

A iniciativa inseriu-se na Temporada de Outono do Círculo Cultural Scalabitano, que prossegue com a oferta de um conjunto diversificado de propostas interessantes e desafiadoras.

Assim, para hoje, 23 de Novembro, sexta-feira, às 21:30, no Teatro Taborda, o Veto Teatro Oficina, estreia a sua mais recente produção artística: “Branco Vermelho e Preto /35 Anos Depois”

Um texto original de Fernanda Narciso, que também assina a encenação. A este respeito, a autora/encenadora, afirma: “Vivemos um período em que a única certeza e a incerteza e o inesperado. O esquecimento vence a memória. Procuramos sem ter a certeza de encontrarmos. “Criamos imagens ao longo do espectáculo e as personagens mostram tanto a sua nudez interior, sós, como se agrupam defendendo-se de guerras mudas que podem mudar a nossa vida num instante. A felicidade (e a sua procura) é a palavra chave. Todos a procuram, nem todos a encontram”.

Espectáculo no feminino, onde as artes plásticas são omnipresentes, conta no elenco com todos os elementos do Veto, nomeadamente: Ana Almeida, Anabela Passos Ramos, Ana Pombo, António Júlio Santos, Angelina Madeira, Benedita Pereira Gonçalves, Bruno Fernandes, Eliseu Raimundo, Florbela Afoito, Fernanda Narciso, Francisco Selqueira, Mena Caetano, Mário Marcos, Margarida Ferreira, Nuno Amaral, Paulo Domingos, Rafael Raimundo, assinalando-se algumas actrizes em estreia.

A Coordenação Técnica e Desenho de Luz é de Francisco Cercas, a Iluminação de Andreia Fonseca e o Som de Nuno Domingos.

A 24 de Novembro, sábado, às 16:00, sempre no Teatro Taborda, a Academia de Dança e Expressão Corporal do CCS, apresenta “Festa do Ballet”.

Serão entregues diplomas das provas da RAD – Royal Academy of Dance realizadas no passado mês de Junho em Santarém no Círculo Cultural Scalabitano e certificados de frequência da Academia de Dança e Expressão Corporal do Círculo Cultural Scalabitano. Oportunidade para acolher no Círculo a família do Ballet, numa festa emotiva e de reencontro com pais e encarregados de educação.

 

Jantar de aniversário distingue mérito cultural

Ainda no sábado, dia 24 de Novembro, pelas 20:00, tem lugar o Jantar de Aniversário do Círculo Cultural, que desta feita decorrerá no Restaurante Quinzena do Santarém Hotel. As inscrições e reservas ainda podem ser feitas, para o tel: 243 321 150, ou directamente no Círculo, Rua Maestro Luís Silveira n.º 4 | 2000-117 Santarém.

Neste jantar serão homenageados personalidades que se distinguiram particularmente, com o é o caso de, com a medalha de mérito, Rogério Feliz Ferreira (a título póstumo), Augusto Silva, Elvira Gouveia Botequim Santos Vinagre, Maria Emília da Cruz Moreira Almeida Carrilho, Álvaro Norberto Barros, Mário Maria Gomes Marcos, Francisco José do Carmo Selqueira e José Paulo Paiva Figueiredo da Cruz, enquanto a medalha de Honra será atribuída a Luísa Maria Teixeira Barbosa.

Entretanto, continuam abertas as inscrições para a Academia de Música do Círculo, nomeadamente para as aulas de: Viola com João Correia, canto, com Guilherme Madeira, Guitarra Clássica com João Loureiro e Viola de Arco e Violino, com Isabel Pereira.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS