Foto de arquivo

Dezasseis vias rodoviárias do distrito de Santarém estão parcial ou totalmente obstruídas devido às chuvas, informou hoje a Comissão Distrital de Proteção Civil, que tem ativo desde segunda-feira o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Entre as vias afetadas estão a Estrada Nacional (EN) 368 (Alpiarça – Tapada) em Alpiarça; a Estrada do Campo em Benavente; a Rua da Falagueira, a Estrada do Paul Marinhais e o cruzamento da Estrada Municipal 581 em Salvaterra de Magos e, no município de Coruche, a Estrada de Meias, a Estrada da Amieira e a Passagem Entre-Águas.

Na Golegã, registam-se obstruções no Caminho Municipal Quinta da Broa – Golegã e Golegã – Azinhaga, enquanto no Cartaxo as intervenções concentram-se no Túnel do Setil, no sentido Setil – Ponte do Reguengo.

Já em Torres Novas, a Estrada Municipal (EM) 570 (Riachos) continua obstruída e Abrantes reporta problemas na Estação de Canoagem, em Alvega.

Em Constância, a estrada municipal Tramagal – Santa Margarida e cerca de 50% do parque de estacionamento municipal estão inacessíveis, ao passo que, no município da Barquinha, o cais do Castelo de Almourol continua submerso.

Segundo a Proteção Civil, prevê-se “que os caudais lançados no rio Tejo” se mantenham elevados nos próximos dias, sendo espectável “nas próximas horas, uma descida dos níveis hidrométricos na bacia do Tejo”.

A nota revela ainda que os solos “encontram-se saturados, pelo que, a água que neste momento afeta as vias rodoviárias terá uma descida lenta”, acrescentando que no rio Sorraia verifica-se uma “descida da altura hidrométrica na escala de Coruche”.

A Proteção Civil apelou para a população retirar equipamentos agrícolas, industriais e viaturas nas zonas inundáveis, salvaguardar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas inundáveis e para as pessoas não atravessarem com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

O Plano Especial de Emergência ativado na segunda-feira, na sequência do mau tempo registado em Portugal continental devido à tempestade Jana, prevê um conjunto de ações de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo e a publicação de comunicados sobre a evolução da situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Estudo histórico desvenda o papel da Misericórdia de Torres Novas na assistência social e espiritual

A Igreja da Misericórdia de Torres Novas acolheu, no passado dia 23,…

“A Violência contra a Pessoa Idosa” debatida no Auditório da Escola Superior de Saúde a 19 de abril

“A Violência contra a Pessoa Idosa” é o tema da sessão que…

Câmara de Torres Novas lança Linha Covid-19

A Câmara de Torres Novas disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 20 de…

Camara de Santarém investe 558 mil euros no desporto do Concelho

A Câmara Municipal de Santarém, vai disponibilizar um montante global de mais…