Foto de arquivo

Dezasseis vias rodoviárias do distrito de Santarém estão parcial ou totalmente obstruídas devido às chuvas, informou hoje a Comissão Distrital de Proteção Civil, que tem ativo desde segunda-feira o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo.

Entre as vias afetadas estão a Estrada Nacional (EN) 368 (Alpiarça – Tapada) em Alpiarça; a Estrada do Campo em Benavente; a Rua da Falagueira, a Estrada do Paul Marinhais e o cruzamento da Estrada Municipal 581 em Salvaterra de Magos e, no município de Coruche, a Estrada de Meias, a Estrada da Amieira e a Passagem Entre-Águas.

Na Golegã, registam-se obstruções no Caminho Municipal Quinta da Broa – Golegã e Golegã – Azinhaga, enquanto no Cartaxo as intervenções concentram-se no Túnel do Setil, no sentido Setil – Ponte do Reguengo.

Já em Torres Novas, a Estrada Municipal (EM) 570 (Riachos) continua obstruída e Abrantes reporta problemas na Estação de Canoagem, em Alvega.

Em Constância, a estrada municipal Tramagal – Santa Margarida e cerca de 50% do parque de estacionamento municipal estão inacessíveis, ao passo que, no município da Barquinha, o cais do Castelo de Almourol continua submerso.

Segundo a Proteção Civil, prevê-se “que os caudais lançados no rio Tejo” se mantenham elevados nos próximos dias, sendo espectável “nas próximas horas, uma descida dos níveis hidrométricos na bacia do Tejo”.

A nota revela ainda que os solos “encontram-se saturados, pelo que, a água que neste momento afeta as vias rodoviárias terá uma descida lenta”, acrescentando que no rio Sorraia verifica-se uma “descida da altura hidrométrica na escala de Coruche”.

A Proteção Civil apelou para a população retirar equipamentos agrícolas, industriais e viaturas nas zonas inundáveis, salvaguardar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas inundáveis e para as pessoas não atravessarem com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas.

O Plano Especial de Emergência ativado na segunda-feira, na sequência do mau tempo registado em Portugal continental devido à tempestade Jana, prevê um conjunto de ações de modo a auxiliar as populações em caso de ocorrência de cheias no leito do rio Tejo e a publicação de comunicados sobre a evolução da situação.

Leia também...

Despiste de pesado de mercadorias corta trânsito na EN 365

Remoção do veículo será efectuada por uma grua.

Lezíria vai dispor de uma Unidade Local de Saúde

Lisboa e Vale do Tejo vai dispor das primeiras quatro Unidades Locais de Saúde (ULS), entre as quais uma _ cará na Lezíria, e…

Chamusquense Rui Tanoeiro vence 1º Concurso Nacional da Canção Rural

O fadista Rui Tanoeiro venceu, na passada sexta-feira, a 1.ª edição do Concurso Nacional da Canção Rural promovido pelos Municípios do Vinho em Pinhel.…

Santarém sob aviso amarelo na sexta-feira devido à previsão de chuva

Onze distritos do continente vão estar na sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e ocasionalmente…