O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) iniciou a implantação de cardioversores-desfibrilhadores subcutâneos. Este dispositivo inovador oferece um tratamento de primeira linha para doentes com risco de paragem cardíaca e está habilitado para a gestão remota do doente.

Segundo David Durão, director do Serviço de Cardiologia, “os cardioversores-desfibrilhadores convencionais transvenosos são seguros e eficazes no tratamento de taquiarritmias ventriculares que podem causar morte súbita, mas estão associados a algumas possíveis complicações, a curto e longo prazo, quer relacionadas com o procedimento quer com os eléctrodos intracardíacos, como endocardites, fractura do eléctrodo ou trombose do vaso sanguíneo de acesso”. David Durão refere ainda, “o dispositivo implantado no CHMT, é implantado subcutaneamente (o eléctrodo) e submuscular (o dispositivo) e permite um maior conforto ao doente e uma abordagem menos invasiva, sendo garantida a mesma protecção ao doente, em risco de morte súbita cardíaca”.

De acordo com David Durão, a realização deste procedimento só foi possível pela colaboração entre diversas especialidades e profissionais de saúde: “foi realizada formação prévia a enfermeiros, técnicos de cardiopneumologia, cardiologistas e articulámo-nos muito bem com o serviço de Anestesiologia, pelo que só me resta agradecer a colaboração de todos”.

David Durão salienta ainda que, actualmente, já superaram em larga medida o número de implantes de dispositivos cardíacos, em regime de ambulatório e de doentes internados, em relação aos anos de pré-pandemia: “tem sido feito um grande esforço pelos elementos do Serviço nas várias áreas de actuação da Cardiologia; a retoma tem sido franca, quer a nível de consultas, quer de meios complementares de diagnóstico e implantação de dispositivos cardíacos”.

A realização deste procedimento no CHMT, evita a deslocação de doentes para centros terciários, garantindo equidade e comodidade no tratamento dos doentes. Para David Durão, “na área da Arritmologia fica completa a oferta de tratamento de taquidisritmias à população de abrangência do CHMT, o que nos motiva a desenvolver novos projectos”.

Leia também...

“SNS – 40 anos, 40 rostos” em Tomar

A exposição “SNS – 40 anos, 40 rostos” foi inaugurada, no Dia Mundial da Fotografia, na Unidade Hospitalar de Tomar. Depois de inaugurada pela…

Câmara de Santarém apoia Grupos de Dadores de Sangue do concelho em mais de 8 mil euros

A Câmara Municipal de Santarém aprovou, na reunião do Executivo de dia 12 de Julho, um apoio financeiro de 8934 euros para os Grupos…

Portugueses vão às urgências por falta de alternativa nos centros de saúde

Um terço dos portugueses que recorreu às urgências nos últimos dois anos dirigiu-se directamente ao hospital porque os centros de saúde estariam fechados quando…

Unidade de Saúde Pública do ACES Lezíria muda de instalações

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Lezíria mudou as suas instalações a partir desta quarta-feira, 16 de Setembro, para…