Um vídeo divulgado esta quarta-feira, 29 de Janeiro, mostra o rio Alviela com uma tonalidade acastanhada e coberto por uma extensa camada de espuma branca, indícios que podem estar associados a uma descarga poluente de origem desconhecida.

A denúncia foi feita por Stany Gonçalves, morador em Pernes, dirigente associativo e activista ambiental, que captou as imagens e as partilhou nas redes sociais. No vídeo, gravado às 08h30 da manhã, Stany Gonçalves alerta para a gravidade da situação:

“Bom dia, isto está a acontecer agora mesmo, oito e meia da manhã, 29 de Janeiro de 2025. Isto está a acontecer. Não é força das águas porque o rio não está castanho. O que está castanho é esta espuma com coisas lá atrás. É um misto de cheiros e uma falta de respeito. Têm que ser punidos, têm que ser punidos. Não nos podemos calar, temos que denunciar.”

O registo evidencia a contaminação das águas na zona da vila de Pernes, no concelho de Santarém, um problema recorrente que tem gerado preocupações entre a população e as entidades ambientais.

Até ao momento, não há confirmação oficial sobre a origem da descarga, nem se foram accionados mecanismos de fiscalização para apurar responsabilidades. Casos semelhantes já foram registados anteriormente no rio Alviela, que tem sido alvo de sucessivas denúncias devido a episódios de poluição.

Leia também...

Ministra da Coesão Territorial inaugurou na Chamusca a Semana da Ascensão

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje a Feira da Ascensão, na Chamusca, prometendo o seu “empenho pessoal” no projecto de conclusão…

GNR levanta 30 autos de contraordenação por falta de cobertura em poços

O Núcleo de Protecção Ambiental da Guarda Nacional Republicana de Tomar levantou 30 autos de contraordenação durante os meses de Novembro e Dezembro numa…

PSP altera locais de atendimento para licenciamento de armas e explosivos

O Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública vai passar a ter dois locais de atendimento para os cidadãos tratarem de assuntos…

Padre de Abrantes alega inocência, antigo técnico assegura que recebeu ordens expressas

O pároco de Abrantes acusado de burla disse hoje, em tribunal, que desconhecia a falsificação de inscrições de utentes para obtenção de apoios do…