Um vídeo divulgado esta quarta-feira, 29 de Janeiro, mostra o rio Alviela com uma tonalidade acastanhada e coberto por uma extensa camada de espuma branca, indícios que podem estar associados a uma descarga poluente de origem desconhecida.

A denúncia foi feita por Stany Gonçalves, morador em Pernes, dirigente associativo e activista ambiental, que captou as imagens e as partilhou nas redes sociais. No vídeo, gravado às 08h30 da manhã, Stany Gonçalves alerta para a gravidade da situação:

“Bom dia, isto está a acontecer agora mesmo, oito e meia da manhã, 29 de Janeiro de 2025. Isto está a acontecer. Não é força das águas porque o rio não está castanho. O que está castanho é esta espuma com coisas lá atrás. É um misto de cheiros e uma falta de respeito. Têm que ser punidos, têm que ser punidos. Não nos podemos calar, temos que denunciar.”

O registo evidencia a contaminação das águas na zona da vila de Pernes, no concelho de Santarém, um problema recorrente que tem gerado preocupações entre a população e as entidades ambientais.

Até ao momento, não há confirmação oficial sobre a origem da descarga, nem se foram accionados mecanismos de fiscalização para apurar responsabilidades. Casos semelhantes já foram registados anteriormente no rio Alviela, que tem sido alvo de sucessivas denúncias devido a episódios de poluição.

Leia também...

Escultura memorial da “Praça da Jorna” vai ser inaugurada no Largo do Rossio

O Município da Azambuja vai inaugurar a 13 de Maio um memorial de homenagem à tradicional “Praça da Jorna”, local onde os homens do…

Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela em Alcanena

A sétima edição do Festival Gastronómico da Cachola e da Morcela, que decorre até domingo em 11 restaurantes do concelho de Alcanena, visa “recuperar…

JMJ: GNR preparada para uma das maiores operações de sempre

O ministro da Administração Interna afirmou hoje que a Guarda Nacional Republicana (GNR) está preparada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), “uma das…

Mármore no novo altar da Sé de Santarém

O padre Joaquim Ganhão, pároco da Sé de Santarém, justificou hoje a utilização do mármore no novo altar daquele templo com a “simbologia da…