Um vídeo divulgado esta quarta-feira, 29 de Janeiro, mostra o rio Alviela com uma tonalidade acastanhada e coberto por uma extensa camada de espuma branca, indícios que podem estar associados a uma descarga poluente de origem desconhecida.

A denúncia foi feita por Stany Gonçalves, morador em Pernes, dirigente associativo e activista ambiental, que captou as imagens e as partilhou nas redes sociais. No vídeo, gravado às 08h30 da manhã, Stany Gonçalves alerta para a gravidade da situação:

“Bom dia, isto está a acontecer agora mesmo, oito e meia da manhã, 29 de Janeiro de 2025. Isto está a acontecer. Não é força das águas porque o rio não está castanho. O que está castanho é esta espuma com coisas lá atrás. É um misto de cheiros e uma falta de respeito. Têm que ser punidos, têm que ser punidos. Não nos podemos calar, temos que denunciar.”

O registo evidencia a contaminação das águas na zona da vila de Pernes, no concelho de Santarém, um problema recorrente que tem gerado preocupações entre a população e as entidades ambientais.

Até ao momento, não há confirmação oficial sobre a origem da descarga, nem se foram accionados mecanismos de fiscalização para apurar responsabilidades. Casos semelhantes já foram registados anteriormente no rio Alviela, que tem sido alvo de sucessivas denúncias devido a episódios de poluição.

Leia também...

Viver Santarém vai assumir gestão do renovado Mercado Municipal

A empresa municipal Viver Santarém vai gerir o Mercado Municipal de Santarém, atualmente em fase de requalificação. A novidade foi anunciada esta segunda-feira, 30…

Município de Torres Novas promove Feira dos Produtos da Terra Especial Natal

O Município de Torres Novas, à semelhança de anos anteriores, vai promover nos dias 12, 13 e 14 de Dezembro, uma Feira dos Produtos…

Homem detido por tráfico de estupefacientes em Tomar

Suspeito de 55 anos tinha na sua posse 134 doses de haxixe e foi constituído arguido. O Comando Territorial de Santarém, através do Posto…

Santuário de Fátima com rendimentos de cerca de 15 milhões de euros em 2021

Os rendimentos do Santuário de Fátima terão rondado os 15 milhões de euros em 2021, valor que permite ao reitor, Carlos Cabecinhas, encarar o…