A 2ª edição do livro “O reinado de D. António, Prior do Crato, Volume I (1580-1582)” foi lançada no passado sábado, dia 26 de Junho, no Salão Nobre do Paços do Concelho, em Santarém.

A apresentação desta edição, lançada pelo Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) com o apoio do Município de Santarém, esteve a cargo de Vítor Serrão e contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, que destacou a importância deste livro no estudo da História de Portugal ao permitir-nos perceber o período que foi marcado pelo reinado de D. António, Prior do Crato.

A obra, da autoria de Joaquim Veríssimo Serrão, é o único volume publicado da sua dissertação de Doutoramento em Ciências Históricas apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e conta a vida e obra daquele que foi, ainda que por escassos dias rei de Portugal, D. António Prior do Crato, aclamado em Santarém a 19 de Junho de 1580.

É considerado um trabalho fundamental para o estudo do conturbado e pouco estudado período, que mediou entre a morte do último rei da Dinastia de Avis e a subida do trono de Filipe II de Castela e I de Portugal.

PUBLICIDADE

Segundo Martinho Vicente Rodrigues, presidente daquele Centro de Investigação, “aqui temos uma novidade da ansiedade editorial da já tão esperada publicação da 2ª Edição do livro “O Reinado de D. António, Prior do Crato, Vol. I (1580-1582)”, Coimbra, 1956, do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, um vasto I Volume, com cerca de 796 páginas, em diversas perspectivas”.

Para o historiador trata-se de “um livro de transmissão de valores aberto ao infinito, fundamental na persecução do conhecimento detalhado do mundo real, ao tempo do Reinado de D. António, Prior do Crato. Dissertação de Doutoramento em Ciências Históricas apresentada no dia 8 de Abril de 1957, à Universidade de Coimbra. Uma ampla base de investigação obtida a estimular o desenvolvimento, a especialização e diversificação, nos arquivos de Simancas, Londres, Paris, Madrid e Lisboa”.

Para o presidente do CIJVS “está na preocupação do Senhor Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, fortalecer valores que levem a compreender o período de 19 de Junho de 1580, data da Aclamação do Prior do Crato como rei de Portugal, na vila de Santarém, a fins de Julho de 1582, quando da Batalha Naval de Vila Franca do Campo, que representou uma derrota para o pretensor nacional”.

O Centro de Investigação tem para publicação ainda no ano de 2021 mais duas obras do Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, “História e conhecimento histórico”, 1968 e “Historiografia Portuguesa”, obra em três volumes, 1962 / 1973 / 1974.
A obra está disponível para venda, no CIJVS e na ‘Livraria Costa’, em Santarém, pelo valor de 30,00€.

A cerimónia teve início com um ensemble de flautas transversais proporcionado pelo Conservatório de Música de Santarém, seguindo-se a intervenção de Adriana Veríssima Serrão que expôs a temática da universalidade do livro “O reinado de D. António, Prior do Crato, Volume I (1580-1582)” na obra de Joaquim Veríssimo Serrão.

PUBLICIDADE
Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Feira Nacional da Agricultura realiza-se entre 9 e 13 de Junho em Santarém

A Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA) vai realizar-se entre 9…

Gilberto Gil dá concerto com Adriana Calcanhotto em Santarém

A 7 de Novembro.