A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China procederam esta segunda-feira à assinatura de um protocolo de cooperação, na sede da CIM Médio Tejo, em Tomar.

O documento visa, essencialmente, a “promoção da internacionalização das empresas da região do Médio Tejo na China”, sendo que o acordo entre as partes prevê um conjunto de iniciativas, entre as quais a procura e selecção, em cada país, de projectos e iniciativas que possam conduzir a acções de cooperação conjunta, a par da difusão e intercâmbio regular de informação sobre as actividades desenvolvidas por ambas as instituições, bem como sobre programas e iniciativas que possam contribuir para o reforço da cooperação, através da manutenção actualizada de uma carteira de oportunidades existentes.

O acordo prevê ainda apoio à organização, promoção, divulgação e participação mútua em feiras e mostras, conferências temáticas bilaterais e acções de transferência de tecnologia/bolsas de contacto empresariais em áreas de interesse de acordo com a especialização produtiva da região, a par da participação em missões externas conjuntas, colaboração em acções que configurem oportunidades de penetração em mercados externos e, por último, apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores conjuntos de cooperação.

A presidente Anabela Freitas afirmou aos jornalistas que a primeira acção ao abrigo deste protocolo é uma carta de cooperação com a cidade de Changchun, capital de uma região no nordeste da China com mais de sete milhões de habitantes.

Através deste acordo com Changchun, irá ser feita a identificação de potenciais investidores chineses e áreas de negócio que tenham interesse em investir e fazer negócios na região do Médio Tejo.

Ao mesmo tempo, segundo a presidente da Câmara de Tomar, está a ser feita a identificação de espaços nos 13 municípios da região que possam acolher investidores chineses.

O presidente de Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal China, Y Ping Chow disse que ao abrigo deste protocolo vai ser criado um grupo de trabalho para definir as acções a realizar, por forma a estreitar as relações entre as regiões de Changchun e do Médio Tejo, envolvendo os autarcas e os empresários de ambas as regiões. Y Ping Chow, que é também o presidente da liga dos Chineses em Portugal, pretende promover visitas à região do médio Tejo dos pequenos e médios empresários chineses, alguns deles já com relações em Portugal, através do Golden Visa.

O protocolo de cooperação é válido por um período de dois anos, entrando em vigor após a data da assinatura do mesmo por ambas as partes, considerando-se automaticamente renovado, por períodos de um ano.

A aprovação deste protocolo de cooperação aconteceu na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, no passado dia 17 de Dezembro, tendo sido manifestado, pelos autarcas da região, o interesse e mais valias deste acordo de parceria.

Criada em pleno contexto de crise pandémica (Maio 2020) a CCPC-PME assume-se como a parceira ideal para as pequenas e médias empresas portuguesas e chinesas que buscam a internacionalização, e desta forma, contribuir para o reforço da acção empresarial entre Portugal e China.

A CCPC-PME tem actualmente 89 membros, incluindo 47 empresas ou indivíduos provenientes de Portugal e 42 de Macau, Hong Kong, Interior da China e Singapura.

A associação estabeleceu já 14 escritórios de representação na China, incluindo em Macau.

Leia também...

Assembleia Municipal Santarém aprova votos de repúdio por agressões a autarca e massacre na Torre Bela

Os deputados da Assembleia Municipal de Santarém aprovaram na segunda-feira, 18 de…

Câmara de Santarém apresenta Maleta Pedagógica “À descoberta de Santarém” no Congresso Internacional das Cidades Educadoras em Cascais

A Câmara de Santarém apresentou em Cascais, uma das suas ofertas educativas…

ACES Lezíria vai criar mais três centros de vacinação

Os concelhos de Almeirim, Cartaxo e Salvaterra de Magos vão ter centros…

Fátima mostra manifestações típicas da piedade popular

O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, considera que, na…