A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo vai investir 1,8 milhões de euros num sistema intermunicipal de bicicletas para uso público, segundo o anúncio do concurso, publicado, que indica um prazo de execução de dois anos.

Na descrição do objecto do contracto a celebrar com a CIM do Médio Tejo está a “aquisição de bens e serviços referentes ao planeamento, implementação, gestão, operação e avaliação do sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas para uso público no Médio Tejo – 1ª fase”, sendo o preço base do procedimento para “Aquisição de Bens Móveis” de 1.850.000.00 euros” e o prazo de resposta ao concurso de 30 dias, pode ler-se no documento publicado em Diário da República.

A CIMT do Médio Tejo tem sede em Tomar e agrega 13 municípios, sendo este projecto destinado a nove concelhos da região, envolvendo, nomeadamente, os concelhos de Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Em nota de imprensa, a CIM do Médio Tejo, justificando este projeto de investimento, destaca “estar atenta” às “questões ambientais e à importância da descarbonização da região”, sendo este sistema intermunicipal de bicicletas partilhadas “mais um passo significativo nestes âmbitos”.

Tendo feito notar que a “adjudicação fica condicionada à apreciação de uma candidatura apresentada pela CIM ao Programa Operacional Regional do Centro 2020”, a CIM do Médio Tejo diz ter iniciado um “estudo estruturado sobre a rede de percursos clicáveis intermunicipal, com o objectivo de identificar os percursos pré-existentes e com o objectivo de definir novos percursos, que possibilitem a ligação entre todas as sedes de concelho e que sejam compatíveis com a utilização da bicicleta”.

O estudo “surge no âmbito do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo” e tem uma “estratégia assente no desenvolvimento da mobilidade clicável e que prevê um conjunto de medidas de intervenção e de promoção dos modos suaves”.

No global, segundo a CIM, “nesta primeira fase do projeto, prevê-se a aquisição de 251 bicicletas eléctricas e 45 bicicletas convencionais”, sendo “implementadas no território 62 estações de parqueamento e carregamento”, distribuídas por nove concelhos do Médio Tejo.

Com este projeto, “pretende-se dotar o Médio Tejo de um serviço público que incentive a mobilidade clicável na região e que contribua para a descarbonização”, tendo a CIM perspectivado que o arranque do serviço “ocorra ainda durante o ano de 2021”.

Com uma população na ordem dos 250 mil habitantes, a CIM Médio Tejo é composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Leia também...

Festas em honra de Nossa Senhora da Glória em Glória do Ribatejo de 24 a 27 de Agosto

As Festas em Honra de Nossa Senhora da Glória decorrem de 24…

Piloto ribatejano sagra-se Campeão Nacional de Motocross Elite

O ribatejano Sandro Peixe sagrou-se campeão nacional de Motocross Elite no dia…
Foto ilustrativa

Bancária de 43 anos acusada de desviar mais de 120 mil euros

Uma bancária de 43 anos, residente em Tomar, foi formalmente acusada de…

Cartaxo reforça segurança nas explorações agrícolas do concelho

Campo Seguro é um projecto da Câmara Municipal do Cartaxo que visa…