A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo aprovou um orçamento recorde de 25 milhões de euros para 2026, com a mobilidade a representar cerca de 60% do investimento, reforçando a coesão territorial e projetando a competitividade, resiliência e sustentabilidade.

“Este é o maior orçamento de sempre da CIM. O eixo da mobilidade representa cerca de 60% do investimento total e está interligado com o facto de sermos autoridade de gestão dos transportes públicos. Turismo digital, ambiente, educação e áreas sociais somam cerca de 30%, mas a competitividade, inovação e resiliência territorial são apostas essenciais para o futuro da região”, disse hoje à Lusa o presidente da CIM Médio Tejo, Manuel Jorge Valamatos.

A CIM agrega 11 municípios do distrito de Santarém — Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha — e tem sede em Tomar.

Na mobilidade, estão previstos cerca de 13 milhões de euros (ME) para o serviço meioE – Transporte a Pedido, integração bilhética com o LINK, criação do Passe Mensal LINK e expansão da rede de bicicletas elétricas meioB ao concelho do Sardoal, promovendo percursos cicláveis intermunicipais e alternativas sustentáveis ao automóvel.

“Este é claramente o grande eixo estruturante de 2026”, sublinhou Manuel Jorge Valamatos, que é também presidente da Câmara de Abrantes (PS).

No ambiente, turismo e produtos endógenos, cerca de 16% do orçamento (3,6 ME) destina-se aos Produtos Turísticos Integrados Médio Tejo 2030, ao projeto Castelo de Bode 365 e a parcerias PROVERE, valorizando recursos naturais, culturais e patrimoniais.

A transição digital, território inteligente e economia do conhecimento terão 3,3 ME, reforçando plataformas de gestão urbana e a estratégia Smart Region.

A área social e educação representam 6% do orçamento (1,3 ME), com destaque para o PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação –, promoção do sucesso educativo, prevenção da violência doméstica, igualdade de género, inclusão social e apoio a pessoas com deficiência.

A competitividade, inovação e investimento somam 2,5% (565 mil euros), destinados a ecossistemas de inovação, zona livre tecnológica, energias renováveis, internacionalização empresarial e empreendedorismo.

Na proteção civil e gestão florestal, a CIM continuará a investir nas brigadas de sapadores, videovigilância, combate à vespa velutina e ações de prevenção de fogos, em linha com a Estratégia Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Paralelamente, ações de gestão de combustível, reflorestação sustentável e projetos de adaptação climática irão reforçar a resiliência territorial e a proteção das populações.

O autarca disse ainda à Lusa que o orçamento integra três programas de apoio comunitário fundamentais: o PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), o Portugal 2030 e o Fundo de Transição Justa, permitindo à sub-região do Médio Tejo financiar projetos estratégicos nas áreas da mobilidade, turismo, transição digital, educação, coesão social e proteção do território.

“É um orçamento ambicioso, que consolida a região como referência em inovação, inclusão e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Manuel Jorge Valamatos adiantou também a CIM vai dispor nos próximos anos de 121,6 ME de investimento já aprovado na ITI – Investimento Territorial Integrado, incluindo projetos europeus e nacionais.

A Assembleia Intermunicipal, reunida na quinta-feira em Tomar, aprovou por unanimidade o Plano e Orçamento para 2026, tendo tomado posse os deputados eleitos para o mandato 2025-2029.

A nova mesa da Assembleia Intermunicipal, eleita por maioria, vai ser presidida por Ana Vieira (PSD), com Isabel Costa (PS) como vice-presidente e João Figueiredo (Chega) como secretário.

Foram também reeleitos Miguel Pombeiro e Jorge Simões como primeiro secretário executivo e secretário intermunicipal, respetivamente.

Manuel Jorge Valamatos mantém a presidência da CIM Médio Tejo para o mandato 2025-2029, tendo Luís Miguel Albuquerque (PSD), de Ourém (PSD) e Bruno Gomes (PS), de Ferreira do Zêzere, como vice-presidentes.

Leia também...

Associação do Turismo Chinês doa equipamentos à Câmara de Tomar

O presidente da Associação do Turismo Chinês em Portugal (ACTEP), Yong Liang, entregou 160 equipamentos de protecção individual contra o Covid-19, no passado dia…

Município de Santarém reforça incentivo à colocação de esplanadas

O Executivo Municipal deliberou a continuidade da medida de apoio aos comerciantes, através da isenção de pagamento das taxas, válido por um ano, sobre…

Feira do Livro de 01 a 09 de dezembro

O Centro Cultural do Entroncamento recebe, a partir de sábado e até 09 de dezembro, uma Feira do Livro, organizada pelo município e pela…

Homem colhido mortalmente por comboio na Ribeira de Santarém

Um homem, com cerca de 50 anos, foi ontem colhido mortalmente por um comboio na passagem de nível na Ribeira de Santarém, quando esta…