A Comissão de Luta Anti-Poluicão do Alviela (CLAPA) denunciou a ocorrência, no passado dia 4 de Setembro, de um novo episódio de poluição atmosférica entre as povoações de Vaqueiros e Pernes, freguesias do concelho de Santarém.

Em comunicado, a CLAPA denuncia ainda a “possibilidade de mais uma descarga de efluente das pecuárias intensivas localizadas junto ao rio Alviela”, acrescentando que a poluição atmosférica sentida no passado sábado se fez sentir “em diversos locais da freguesia de Pernes, num raio de acção de cerca de 2 km, abrangendo toda a zona ribeirinha, o espaço central, desde as zonas mais altas até ao Alto da Chainça, que entronca com a estrada que vai para Arneiro das Milhariças”.

Segundo a associação de defesa ambiental, o cheiro “invadiu as habitações e incomodou sobremaneira as pessoas que ali residem”, afirmando mesmo que este novo episódio “evidência as propostas que a CLAPA defende para que o problema da poluição termine de vez”.

“Estas agro-pecuárias que perturbam vezes sem conta a qualidade de vida e a saúde das pessoas e destrói toda a biodiversidade do corredor do Alviela devem provar através de um novo estudo de impacto ambiental que não provocam quaisquer danos para o rio Alviela e a saúde pública das populações!”, lê-se na mesma nota.

PUBLICIDADE

A CLAPA avançou com uma reclamação sobre este problema junto de diversos organismos responsáveis pela efectiva protecção do rio Alviela e apela às populações residentes junto ao Alviela para que “intensifiquem as acções de observação da água, do ar e dos solos”.

Foto ilustrativa

PUBLICIDADE
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leia também...

Chuva está de regresso e coloca Santarém sob aviso amarelo

A chuva está de regresso ao distrito de Santarém a partir desta…

Aviso amarelo para o distrito de Santarém devido a temperaturas baixas

O tempo frio levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera…

Bombeiros de Santarém recolhem 114 toneladas de equipamentos eléctricos usados

13 associações do distrito de Santarém.

GNR recupera Bufo Real em Almoster

A Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente do Destacamento Territorial da…