A instalação de uma nova central fotovoltaica no parque de estacionamento do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai representar um investimento de cerca de um milhão de euros, foi hoje anunciado.

“A Sotecnisol Power & Water será a empresa responsável pela empreitada de instalação de uma das maiores centrais fotovoltaicas em Carparque de Portugal. A central será instalada no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas”, lê-se num comunicado enviado às redacções.

Contactado pela agência Lusa, o administrador do CNEMA, Luís Mira, adiantou que o investimento no projeto “ronda um milhão de euros”.

A central fotovoltaica vai ter uma potência instalada de 816,2 quilowatt-pico (kWp), com 2.698 painéis solares instalados numa área de 7.000 metros quadrados.

A capacidade anual de produção deverá rondar os 1.260.000 quilowatt-hora (kWh), o que, segundo a Sotecnisol Power & Water, equivale ao consumo médio de electricidade de cerca de 380 habitações.

A instalação da central vai permitir que o CNEMA se torne numa “empresa sustentável do ponto de vista energético”, uma vez que é esperado que obtenha um balanço energético neutro.

Para o presidente executivo da Sotecnisol Power & Water, Filipe Bello Morais, citado em comunicado, este projecto “representa um marco bastante importante da sua actividade, uma vez que é uma das maiores instalações fotovoltaicas em Carparque feitas em Portugal”.

Leia também...

Distrito de Santarém sob aviso amarelo por causa do tempo quente

Santarém e os restantes distritos de Portugal continental e a ilha da…

Exigências da APA obrigam Águas do Ribatejo a investir 245 mil euros na ETAR de Torres Novas e Riachos

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo investiu cerca de 245 mil euros…
Foto de Arquivo

Nove detidos e 52 condutores apanhados em excesso de velocidade pela PSP

Nove pessoas foram detidas pela PSP, entre 16 e 22 de Setembro,…

Fogo que envolveu mais de 400 operacionais em Tomar dado como dominado

O incêndio que deflagrou na segunda-feira, 2 de Setembro, em Vale Meão,…