A instalação de uma nova central fotovoltaica no parque de estacionamento do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai representar um investimento de cerca de um milhão de euros, foi hoje anunciado.

“A Sotecnisol Power & Water será a empresa responsável pela empreitada de instalação de uma das maiores centrais fotovoltaicas em Carparque de Portugal. A central será instalada no CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, e permitirá disponibilizar estacionamento coberto para cerca de 360 viaturas”, lê-se num comunicado enviado às redacções.

Contactado pela agência Lusa, o administrador do CNEMA, Luís Mira, adiantou que o investimento no projeto “ronda um milhão de euros”.

A central fotovoltaica vai ter uma potência instalada de 816,2 quilowatt-pico (kWp), com 2.698 painéis solares instalados numa área de 7.000 metros quadrados.

A capacidade anual de produção deverá rondar os 1.260.000 quilowatt-hora (kWh), o que, segundo a Sotecnisol Power & Water, equivale ao consumo médio de electricidade de cerca de 380 habitações.

A instalação da central vai permitir que o CNEMA se torne numa “empresa sustentável do ponto de vista energético”, uma vez que é esperado que obtenha um balanço energético neutro.

Para o presidente executivo da Sotecnisol Power & Water, Filipe Bello Morais, citado em comunicado, este projecto “representa um marco bastante importante da sua actividade, uma vez que é uma das maiores instalações fotovoltaicas em Carparque feitas em Portugal”.

Leia também...
Foto de arquivo

Distrito de Santarém com a maior área ardida do país

O distrito de Santarém é o que teve maior área ardida no…

Priberam divulga as 24 palavras de temas da actualidade mais pesquisadas em 2018

Eutanásia, desembargador, arguido, tiroteio, gentrificação e peculato são algumas das 24 palavras…

Incêndio em habitação provoca sete desalojados em Amiais de Baixo

Um incêndio numa habitação provocou sete desalojados na manhã deste sábado, 7…

Câmara de Ourém compra 75 mil máscaras reutilizáveis para instituições

A Câmara de Ourém, concelho em risco muito elevado devido à pandemia…