O Clube de Natação de Torres Novas (CNTN) viveu uma intensa semana de atividades aquáticas e associativismo. Rafaela Mendes esteve a representar Portugal no Campeonato de Europa de Juniores que decorreu de 7 a 12 de julho nas piscinas do Parque Olímpico de Munique. Também nas piscinas olímpicas, mas em Rio Maior, a equipa torrejana competiu nos Campeonatos Distritais de Verão de Infantis, Juvenis e Absolutos. Fora de água, decorreu a dinamização do espaço do clube nas Festas da Cidade de Torres Novas.
Rafaela Mendes entre as melhores da Europa
A nadadora Rafaela Mendes, juntamente com o treinador do CNTN, partiu para Munique no passado dia 5 de julho, rumo ao Campeonato de Europa de Juniores, para representar Portugal no evento.
A competição contou com um elevado nível competitivo, tendo marcado presença 45 países e 600 nadadores que detêm vários recordes do mundo, da Europa e do próprio campeonato. A atleta do CNTN trazia na bagagem “três tempos de acesso, muita vontade e muito trabalho acumulado para poder mostrar o seu potencial e conseguiu no momento certo dar o seu melhor”, destaca o emblema em comunicado.
Rafaela Mendes alcançou o 11.º lugar nas meias finais dos 100 costas, com recorde pessoal, depois de ter terminado em 14.º as eliminatórias (tinha o 24.º tempo de inscrição). A atleta cumpriu assim o desejo de nadar numa meia final, ficando apenas a três lugares de alcançar a final, mostrando capacidade de reagir ao facto de ter ficado em 17.º nos 200 costas (primeira a não entrar na meia final), prova para a qual trazia o 20° tempo de entrada.
A atleta nadou ainda os 50 costas, melhorando também a posição que trazia relativamente às restantes inscritas, fazendo o pleno no que diz respeito às subidas na classificação em relação ao posicionamento na tabela de inscrições para este Europeu.
Rafaela Mendes finalizou a sua participação em equipa, com a estafeta de 4×100 Estilos femininos, terminando este Europeu com a melhor classificação e pontuação da delegação portuguesa em Munique.
O CNTN evidencia o “forte incentivo da competição” para a nadadora portuguesa prosseguir “a sua notável evolução que a coloca junto da Elite da natação europeia nas suas melhores provas”.
Distrital com CNTN líder do “medalheiro”
Nos dias 10, 11 e 12 de julho, decorreram em Rio Maior os Campeonatos Distritais de Verão de Infantis, Juvenis e Absolutos.
O Clube de Natação de Torres Novas foi o grande destaque da competição, liderando de forma categórica o “medalheiro” do distrital, apesar da ausência da Rafaela Mendes e dos infantis com tempos de acesso aos nacionais (gestão da recuperação) nas últimas duas sessões.
Ao todo, o emblema torrejano arrecadou 41 títulos de campeão distrital, 21 “pratas” e 16 bronzes, que consagraram o CNTN como o clube com mais conquistas na última competição distrital da época.
CNTN nas festas da Cidade de Torres Novas
Por último, o CNTN dinamizou ainda um espaço nas festas da cidade de Torres Novas, demonstrando o dinamismo e o espírito associativo da instituição.
