Né Barros e João Martinho Moura apresentam o espectáculo Co:Lateral,  com interpretação de Sónia Cunha, no próximo sábado, dia 7 de Dezembro, pelas 21h30, no Teatro Sá da Bandeira.

O espectáculo Co:Lateral foi desenvolvido a partir do projecto performativo ‘Nuve’ onde se explorava a relação entre a dança e as artes digitais. Inicialmente apresentado em 2010, este solo interpretado por Né Barros, deu origem a diversas publicações nacionais e internacionais.

Ali, o corpo projectava-se e estendia-se numa relação de intimidade com a realidade virtual interactiva. O discurso performativo resultante desta ligação, apela a um momento extraordinário, a um momento poético feito de espaço e corpo, feito de mistura de realidades, feito de duplos e de imagens.

Este projecto tem ainda a particularidade de se apresentar sob um formato mutável em que pode variar em cada apresentação. A última versão evoca momentos da morte do cisne (lago dos Cisnes) imerso num espaço imaterial de luz e projecção: um fantasma do arquivo da dança voltasse agora para se testar numa realidade de aprisionamento ilusório.

Né Barros, coreógrafa e investigadora, ao longo da sua carreira tem desenvolvido em ligação os seus trabalhos artísticos com os científicos. Artisticamente, iniciou a sua formação em dança clássica e mais tarde trabalha dança contemporânea e composição coreográfica, nos Estados Unidos, Smith College. Tem colaborado com diversos artistas plásticos, fotógrafos, músicos, encenadores, artistas multimédia. Como formadora tem colaborado com diversas instituições e é professora na ESAP. Autora do livro Da Materialidade na dança, Co-editora de Artes Performativas: Novos DiscursosDas Imagens FamiliaresDeslocações da Intimidade, e co-autora, Story Case Print. Co-fundadora e membro da direcção do balleteatro. Co-directora do festival de cinema Family Film Project.

João Martinho Moura, é um artista-investigador. Os seus interesses estão focados na arte digital, interfaces inteligentes, música digital e estética computacional. Tem um interesse especial na visualização em tempo real e na criação de artefactos digitais impulsionados pelo corpo. Na última década vem adoptando novas maneiras de representar o corpo nas media arts, desenvolvendo artefactos interactivos, principalmente representados por abstracções visuais monocromáticas e linhas minimalistas.

Os bilhetes têm o preço único de cinco euros e estão à venda no Teatro Sá da Bandeira, na Bol – Bilheteira Online (www.bol.pt) e nas Lojas Worten, Fnac e CTT.

Leia também...

“Sector 9” apresenta cartéis da Temporada para Santarém

A Associação “Sector 9” apresentou, oficialmente, esta manhã, os três cartéis da temporada na Monumental “Celestino Graça”, numa sessão muito participada que reuniu artistas,…

Santarém integra Associação Portuguesas de Municípios com Tauromaquia

O Município de Santarém é o novo membro da Associação Portuguesas de Municípios com Tauromaquia (APMT), numa adesão aprovada por unanimidade, esta segunda-feira, 17…

Espectáculo performance de Catarina Requeijo no Centro Cultural

O Centro Cultural do Cartaxo recebe sábado à tarde o espectáculo performance “Mesa”, de Catarina Requeijo, no âmbito da programação cultural promovida pela associação…

V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo este sábado na Barquinha

O V Encontro de Cultura Popular do Ribatejo vai realizar-se este sábado, dia 28 de Junho, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha,…