O número de infetados pelo novo coronavírus no Centro de Bem-Estar Social de Minde, em Alcanena, desceu para 89 utentes e 32 trabalhadores, depois de os resultados dos testes realizados na quarta-feira terem mostrado a recuperação de 39 pessoas.

A presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Fernanda Asseiceira, disse à Lusa que “esperava uma maior percentagem de recuperados”, o que poderá ser explicado pelo maior tempo para recuperação que se tem verificado entre a população mais idosa.

Segundo a autarca, o número de óbitos neste lar mantém-se igual desde a passada terça-feira, 15, havendo ainda 13 utentes internados no Centro Hospitalar do Médio Tejo, menos um do que naquele dia.

O surto foi identificado no dia 07 de Novembro depois de uma idosa ter sido submetida ao teste ao SARS-CoV-2 quando foi internada no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Fernanda Asseiceira afirmou que, tendo em conta as novas orientações, que referem uma redução do risco de contágio a partir dos 20 dias do primeiro resultado positivo, só haverá nova testagem se surgirem casos com sintomas.

A autarca adiantou que o lar, que dispõe de dois edifícios, se “adaptou bem às novas rotinas”.

A sua expectativa é que, com a redução de casos verificada hoje, o concelho, que se encontra entre os classificados como de risco extremamente elevado, possa “baixar para o nível laranja”.

Nos testes realizados em 20 de novembro, registou-se um total de 158 infetados (111 utentes e 47 trabalhadores), havendo na altura dois mortos e apenas 12 utentes apresentaram resultado negativo no teste, mantendo-se isolados dos restantes.

Desde o dia 20 de Novembro e até ao dia 01 de Dezembro ocorreram mais 13 óbitos.

Em Portugal, morreram 4.803 pessoas dos 312.553 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Leia também...

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Empresário de Santarém é o mandatário nacional da candidatura de André Ventura às presidenciais

Rui Paulo Sousa, o empresário de Santarém de 53 anos, vai ser…

Vítima mortal de violento acidente na A1 é empresário hoteleiro da zona de Lisboa

João André Pereira, com 35 anos de idade, fundador do grupo “Caseiro”…

Quatro praias fluviais do distrito de Santarém com Bandeira Azul

As praias do Carvoeiro (Mação), Agroal (Ourém), Aldeia do Mato e Fontes…