Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh e vice-presidente da CAP, defendeu na noite da passada terça-feira, em Santarém, que o “combate às alterações climáticas passa por acordos fortes com a China, os Estados Unidos da América e a Índia.”

Gonçalo Andrade foi convidado do Rotary Clube de Santarém para uma palestra que teve como tema “A marca Portugal na Europa e no Mundo no Sector Agro-alimentar”.

Entre 2012 e 2022, a fileira das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores do sector agro-alimentar português mudou bastante. Modernizou-se, focou a sua estratégia nos clientes e mercados externos, passou a planear campanhas, logística, mercados, clientes e comunicação. Usou as embaixadas portuguesas e a rede internacional do AICEP para crescer nos mercados externos, manteve uma forte presença em feiras de destaque mundial. Os resultados estão à vista: em dez anos, a produção subiu 86% e as exportações 120%. Em 2022 foram alcançados os 2.000 milhões de exportações, que correspondem a 51% da produção nacional e se destinam a clientes em 136 países.

O ano passado foi complexo e desafiante para os produtores nacionais, com custos de produção elevados, secas extremas, produções afectadas por alterações climáticas, instabilidade nos mercados, limitações e dificuldades no acesso à água.

Mesmo assim, a fileira das frutas, legumes, plantas ornamentais e flores do sector agro-alimentar continuou a garantir elevada qualidade e segurança alimentar aos consumidores nacionais e internacionais, levando a sua marca e a marca Portugal a 136 países um pouco por todo o mundo.

Numa sessão bastante concorrida e participada, Gonçalo Santos Andrade abordou ainda aspectos fundamentais ligados ao sector, nomeadamente quanto aos mercados, ao associativismo, às restrições impostas a nível ambiental e, sobretudo, aos crescentes problemas de água com que os agricultores portugueses se debatem.

Leia também...

Ourém vai substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio por LED

A Câmara de Ourém vai lançar um concurso público para substituir 19 mil lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio da iluminação pública por…

Secretário de Estado da Internacionalização inaugura duas novas unidades industriais em Coruche

Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, vai inaugurar no próximo dia 11 de Fevereiro, duas novas unidades industriais do Grupo Laverde, em…

Máscaras, gel, álcool e dispositivos médicos com limite máximo de 15% na percentagem de lucro

O Governo decidiu impor um limite máximo de 15% na percentagem de lucro na comercialização de dispositivos médicos e de equipamentos de protecção, bem…

Entrevista a Susana Sassetti, directora-geral da Associação de Agricultores do Ribatejo

No âmbito da Feira Nacional de Agricultura e Feira do Ribatejo, cujo tema principal é o Olival e o Azeite, o Correio do Ribatejo…